Em algum ponto da sua vida você já deve ter escutado falar sobre o trade marketing, certo? Essa é uma das práticas mais tradicionais e antigas do mercado, sendo extremamente popular em muitas indústrias e empresas B2B.
Independente de qual produto você fornece, seja a venda de uma mesa rústica de madeira ou de embalagens de plástico, o trade marketing é uma das estratégias ideal para o seu negócio.
Se você ainda não sabe o que ele significa nem como ele funciona fique tranquilo, no post de hoje vamos falar tudo sobre trade marketing, então fique atento ao nosso texto, e tenha uma ótima leitura.
O que é o trade marketing?
O trade marketing é uma estratégia que consiste em expor dentro dos canais de vendas, distribuição ou varejo, os produtos de sua empresa, de maneira totalmente estratégica, para que seu público-alvo consiga visualizar com mais clareza, os produtos presentes dentro do negócio.
Essa é uma prática quase que exclusivamente do B2B, que tem como principal objetivo posicionar sua marca dentro do mercado e ganhar mais visibilidade para seus produtos e também para a sua empresa.
Sem essa prática, é quase que impossível, os produtos serem direcionados para o local correto, ou seja, aqueles pontos que realmente geram vendas para a empresa, então, o trade marketing direciona para que cause impacto e encontre os pontos de vendas certo para cada negócio.
Uma empresa que atua com a venda de catalisador para tinta, por exemplo, precisa enxergar com clareza, qual é o melhor espaço para realizar uma exposição estratégia de seus produtos, e o trade marketing consegue identificar justamente isso.
Qual o objetivo e as vantagens do trade marketing?
Assim como grande parte das estratégias do mundo do marketing, o foco principal do trade marketing é vender mais. Porém ele não se limita apenas a isso, existem diversos outros benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.
Primeiro é a visibilidade e exposição que seu produto ganha, fazendo com que sua marca esteja presente nos pontos de vendas ideais para seu negócio e tendo uma boa exposição dentro destes pontos de vendas.
Ele também ajuda a fortalecer a marca, fazendo com que sua empresa ganhe mais autoridade e reconhecimento dentro do mercado, estando presente em pontos estratégicos que aumentam suas vendas e fazem com que você seja ainda mais falada de maneira positiva.
Como ele funciona?
Não existe nenhuma fórmula mágica ou receita já pronta para fazer o trade marketing, é preciso de estratégia e um planejamento que seja certeiro, então o primeiro passo é entender qual a necessidade do distribuidor de seus produtos.
Ou seja, descobrir o que seus clientes buscam dentro do canal de venda que você está expondo seus produtos, talvez a procura por conectores elétricos tenha aumentado, ou seu distribuidor precisa de mais produtos de limpeza, enfim, entender a necessidade do dono do canal de venda é o primeiro passo para traçar a estratégia ideal.
Depois disso, é preciso encontrar o equilíbrio, ou seja, alinhar as suas necessidades e do seu negócio, com as do distribuidor, veja se seus objetivos coincidem e se ambos buscam a mesma coisa dentro do mercado.
Com essa conexão em comum, você fortalece sua aliança e faz com que a parceria seja muito mais forte e promissora, fazendo com que você possa trabalhar mais em cima da sua marca, encontre maneiras de deixar a sua empresa sempre no foco.
Por fim, é fundamental definir um cronograma para sua estratégia e executá-la, todo produto tem seus altos e baixos em relação a sua procura e venda de mercado, então saiba aproveitar muito bem cada uma dessas janelas de oportunidades.
Vai participar de alguma feira ou evento? Visitava com frequência seu distribuidor? Enfim, trace a abordagem correta para cada produto de sua empresa, e coloque isso em prática, convide empresários para um evento, por exemplo, faça seus anúncios e chame a atenção do máximo possível de distribuidores. Isso evidencia o seu produto e te deixa sempre em alta dentro do mercado.
Você já conhecia o trade marketing? Se ainda não, que tal dar uma chance para essa estratégia dentro do seu negócio? Conte para gente nos comentários o que você achou sobre ela, não se esqueça de compartilhar se curtiu, até a próxima.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.
Gostou de nosso post? Compartilhe: