Muitos designers estão em dúvida entre usar o Sketch ou o Photoshop, ou mesmo usar ambos.
A verdade é que alguns escolhem defender um dos programas e ser autossuficiente com ele.
É lógico, que o costume e a prática em uma das aplicações pode fazer a escolha, mas neste texto vamos comparar os serviços ponto a ponto para lhe ajudar a decidir entre um ou outro ou a usar ambos.
Sabemos que esse texto é muito importante para desenvolvedores, e principalmente, designers, já que os projetos não podem parar não é mesmo?
Se você trabalha como freelancer ou mesmo alocado em empresas, não tem muito tempo para ficar testando os programas e acaba fazendo o que é mais fácil.
É por isso que pensamos que este texto será muito importante para você, pode lhe dar uma direção para que você possa escolher com mais clareza e faça o melhor uso do Sketch e do Photoshop em seu trabalho.
O mais importante é que você não tenha medo de conhecer programas novos e de mudar de rumo se for necessário.
Curiosidade é um fator essencial para designers e desenvolvedores se destacarem no mercado.
Confira abaixo algumas características e a comparação entre as ferramentas:
Estilos de camada
Os estilos de camada do Photoshop são excelentes para agilizar o trabalho, principalmente por que permitem a aplicação de um modelo em todas as outras camadas.
Porém, é preciso citar que essa funcionalidade do programa tem certos problemas.
O principal problema neste ponto é que as camadas do Photoshop não se conectam, ou seja, quem deseja aplicar um estilo de modelo a muitas camadas será obrigado a atualizar as camadas mais de uma vez.
Já no Sketch é mais prático e simples nesse ponto.
No programa, é possível salvar modelos de camadas e aplicar as camadas sincronizadas com um clique, o que diminui ainda mais o tempo de trabalho e é mais eficiente do que o Photoshop.
Ícones
Os ícones entre Photoshop e Sketch funcionam de maneira semelhante.
Ambos são bastante funcionais para quem precisa trabalhar com projetos que necessitem do uso de muitos ícones e peças gráficas.
Porém, este é mais um ponto em que o Sketch sai na frente.
Nele, o designer pode alternar ícones e símbolos com poucos cliques, tornando o trabalho mais rápido e eficiente do que se fosse feito no Photoshop.
Grupos e Objetos
No Photoshop é possível redimensionar grupos e objetos com métodos simples, porém para mexer nessa parte, o designer deve conhecer o programa, por que isso pode resultar em artes e layouts destorcidos.
No Sketch, é possível ajustar grupos e objetos de maneira mais inteligente e responsivas, respeitando as dimensões do arquivo para não gerar distorção ou corte de alguma parte da arte ou do layout.
Trabalho com dados reais
Nesse ponto, os dois programas ajudam bastante o designer com a mesma eficiência.
Quem precisa trabalhar com dados reais, podem estruturar as ferramentas para impor certas restrições ao trabalho.
Saiba também qual é a melhor hospedagem de site.
Edição de imagens
Diferente do Photoshop que possui diversas ferramentas para a edição de imagens e fotos como o Camera Raw, o Sketch não é indicado para quem precisa editar figuras.
Não há como criar mockups, o que é um ponto que deve ser considerado na hora de executar esse tipo de tarefa, já que só o Photoshop lida bem com o serviço.
Sistemas Operacionais
Este é mais um ponto em que o Photoshop larga na frente! Isso por que o Sketch só está disponível para a plataforma Mac.
Já o programa da Adobe, até por ter mais tempo de mercado e ser mais popular, possui versões para Mac e para Windows.
Apesar de não interferir diretamente no trabalho de designers e desenvolvedores, esse é um fator que podem influenciar o uso dos programas por estes profissionais, já que não são todos que estão acostumados ou possuem estações de trabalho do sistema operacional Mac.
Fontes
Nesse ponto, o Sketch leva vantagem, principalmente para quem trabalha com desenvolvimento front-end.
Diferente do Photoshop, o serviço possui configurações de fontes semelhantes a de navegadores, o que melhora a renderização de páginas.
Isso faz com que os desenvolvedores não precisem ficar fazendo comparação entre o projeto e a versão final num navegador, cortando boa parte da “burocracia” e garantindo o bom resultado no trabalho.
Organização de Projetos
O Sketch consegue organizar melhor seus projetos do que o Photoshop. Conseguindo separar cada página, arquivos e até plugins por pastas.
O programa documenta cada informação automaticamente, sendo excelente para a criação de aplicações para dispositivos móveis.
Exportação
Exportar no Skecth também é mais fácil e rápido do que no Photoshop. Basta que o designer selecione tudo o que ele deseja exportar e pronto.
Por mais que a quantidade de arquivos seja grande, a ferramenta consegue exportar sem nenhum problema e manter a alta qualidade de resolução.
E agora: Qual devo escolher?
Como vimos acima, ambos os programas são excelentes. Na hora de escolher é preciso pesar os pontos que mais favoreceram o seu trabalho como designer ou desenvolvedor.
Quem só trabalha com Windows, por exemplo, pode ter dificuldades com o Sketch, já pelo fato de ter de se adaptar ao Mac.
Por outro lado, o Sketch é o mais recomendado para quem trabalha com UI designer.
O programa também tem a vantagens de mais barato e ser de mais fácil aprendizado do que o Photoshop, o que pode ser determinante para quem já trabalha com Mac e não se sente satisfeito com o uso do Photoshop.
O ideal é que você teste as principais funcionalidades para você em ambos os programas e possa escolher um deles como principal, afinal não é preciso parar de usar qualquer um dos dois, ambos são bastante úteis.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.
Gostou de nosso post? Compartilhe: