1. Videochamadas
Não há como negar que ferramentas de videochamada se tornaram presentes em (quase) todas as empresas. Muitos colaboradores têm trabalhado de casa, impulsionando o uso dessas plataformas para reuniões.
Esse aumento de reuniões virtuais fez até mesmo as empresas do setor da educação apostarem nessas ferramentas para dar continuidade no ensino. A sala de aula tradicional deu lugar ao Google Meet ou Microsoft Teams em muitas instituições.
Aqui vale destacar também as oportunidades para os provedores de serviço em nuvem. Videochamada exige um grande poder computacional, então essas empresas vão fornecer máquinas virtuais para atender as demandas de reuniões on-line.
2. Computação em nuvem
Soluções em nuvem se expandiram para absorver a demanda das ferramentas de videochamadas. Se a tecnologia permite a escalabilidade dos serviços, essa foi uma de várias provas que ela é necessária para a continuidade dos negócios, como a venda de uma mesa rústica de madeira, forno elétrico de embutir ou tendas para eventos, por exemplo, após a crise.
Porém, a tecnologia entrega mais do que videochamadas. Provedores cloud entregaram um ambiente em nuvem quando as empresas mais precisavam. Isso permitiu acelerar os negócios e reagir aos impactos trazidos pela pandemia.
Quer saber mais por que o futuro (e o presente) dos negócios está na nuvem?
3. Metodologia ágil
Metodologia ágil em muitas empresas funcionava da seguinte forma:
- Equipe se reunia para discutir as entregas de um projeto.
- Uma sala de guerra era reservada para reuniões de progresso.
- As paredes eram cobertas de post-its e gráficos de Gantt.
- Projeto era entregue.
Com o home office em alta, a metodologia ágil é mais que necessária para as empresas, porque os projetos deverão ser entregues e ajustados em um prazo muito pequeno. Se o momento é de reduzir custos, esse método traz ciclos de trabalho menores e resultados mensuráveis.
4. Ferramentas colaborativas
Se antes uma apresentação de resultados exigia pessoas dentro de uma sala e vários papéis sendo distribuídos, agora o esforço será bem menor graças às ferramentas de colaboração e também à computação em nuvem.
Vamos pegar o Microsoft Teams, por exemplo. A plataforma possui as ferramentas do Office, então uma equipe consegue encontrar e compartilhar documentos de maneira fácil. Sem contar a possibilidade de edição em tempo real, levando agilidade e produtividade ao time.
Outro destaque do MT e de outras ferramentas é o suporte à instalação de extensões de terceiros, que vão adicionar funcionalidades que facilitem o trabalho remoto. O retorno ao escritório pode até acontecer, mas essas plataformas ainda farão parte do dia a dia.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.
Gostou de nosso post? Compartilhe: