Com o aumento dos crimes virtuais, a segurança dos sites e a garantia de um bom desempenho se torna cada vez mais importante para os empreendedores.
E atualizar a versão PHP do seu site sempre que for necessário é muito importante para manter o sistema funcionando normalmente.
Os hackers sempre estão em busca das brechas existentes em servidores de hospedagem e ter a versão mais recente do PHP é mais uma medida simples que pode ser tomada pelo próprio dono do site, sem necessidade de contratar um programador para realizar o serviço.
A linguagem PHP é uma das principais linguagens de programação. O PHP é responsável por dar dinamismos aos layouts de sites.
Até por isso, a linguagem vem evoluindo bastante e recebendo várias atualizações.
Nesse texto, vamos mostrar os principais motivos da manutenção de uma versão atualizada em PHP.
Qual é o ciclo de vida de uma versão de PHP?
O ciclo de vida de uma linguagem de programação tem como medida de avaliação o chamado EOL (End of Life, em português, fim da vida).
Isso serve para determinar em quanto tempo o projeto chegará ao seu ápice e quando ele precisará ser reposto, através de uma nova atualização da mesma linguagem.
No caso do PHP, esse tempo em média é de 2 anos de suporte. Nesse período, a versão mais recente recebe todo suporte para correção de falhas e bugs do sistema.
Após esse período, ainda é prestado suporte por mais um ano, até que uma nova atualização do PHP seja lançada.
Em outras palavras, três anos são o EOL da linguagem PHP. Dentro desse período, a versão recebe todo o suporte, após o término dele é hora de fazer uma nova versão mais atualizada e que consiga suprir as falhas de desempenho e as brechas de segurança no código.
Teste 30 dias de Hospedagem de Site.
Essa nova versão de PHP então não demora muito para sair, a preocupação é tanta que o upgrade é feito o mais rápido possível, para que os servidores de hospedagem não fiquem vulneráveis por conta de uma versão mais antiga, ultrapassada e sem suporte.
Existem versões do PHP como a 5.2, por exemplo, que teve suporte até 2005 e de lá para cá não é atualizada. Isso é um perigo muito grande.
Já que os criminosos virtuais evoluíram e criaram novos métodos para atacar sites. E isso se torna ainda mais preocupante, quando sabemos que as falhas destas versões mais antigas das linguagens de programação já são bastante conhecidas.
Para finalizarmos essa parte, o respeito ao tempo de vida da versão do PHP também se torna muito importante para a performance de sites.
Afinal, além da preocupação em corrigir as falhas de segurança, mas também acabar com os bugs que acabam limitando o desempenho das aplicações web que utilizavam versões antigas da linguagem.
Confira também: Hospedagem de site grátis – Bom negócio ou cilada?
Quais são os principais motivos para atualizar a versão do PHP do meu site?
Como já falamos um pouco acima, o principal motivo da atualização da versão de PHP do seu site é o ganho de desempenho.
Com a versão mais atual, independente da linguagem, o PHP acaba sendo totalmente remodelado e ganha melhorias por completo.
Se tratando de PHP, as atualizações da versão 7 comparadas com as da versão 5 mostram que as melhorias para os servidores foram enormes.
A mesma aplicação web consegue ter um desempenho muito melhor, sem consumir muita memória e outros fatores que poderiam prejudicar o sistema.
Outro ponto importante nas atualizações são os recursos que são adicionadas a elas. Nas versões mais recentes do PHP muitos novos recursos foram lançados e outras funções já ultrapassadas foram descontinuadas.
E dependendo do site e dos recursos que você precisa, provavelmente você poderá ter que alterar a versão do PHP para a versão mais recente da linguagem.
Muitas vezes, por falta de compatibilidade e suporte também se torna necessário atualizar a versão do PHP do seu site. É claro que na maioria dos CMS, as falhas de compatibilidade não acontecem mais, mas sempre é preciso se prevenir.
E por último e não menos importante, a questão de segurança também é importantíssima. Numa versão de PHP atualizada, a dificuldade aumenta para os criminosos virtuais.
Já que versões atualizadas possuem recursos que podem brecar a ação dos hackers em sites da internet. Além disso, todos os bugs das versões anteriores são corrigidos com o upgrade das versões.
Conclusão
Como vimos ao longo do texto, atualizar o seu site para a versão mais recente do PHP é muito importantíssimo para manter o desempenho e redobrar o cuidado com a segurança da aplicação.
O desempenho sofre uma grande melhora por conta dos recursos adicionados a versão mais atualizada do PHP.
E isso é muito importante para qualquer site atualmente, já que o carregamento das páginas é um fator importante para o ranqueamento no Google.
Com a experiência do usuário sendo um dos principais fatores para alcançar o topo do Google, é preciso utilizar uma versão atualizada do PHP para manter o site dinâmico com layout mais limpo e funcional.
E em relação a segurança, as novas versões do PHP conseguem corrigir falhas de versões anteriores e trazem novos recursos para que se torne mais difícil burlar o sistema.
Isso evita invasões, intromissão de vírus no seu servidor, entre outros meios muito usados para a prática dos crimes virtuais.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.
Gostou de nosso post? Compartilhe: