Talvez você não esteja familiarizado com o termo rede mundial de computadores, mas com certeza já utiliza a internet no seu dia a dia.
Inclusive, isso pode ser provado pelo simples fato de você estar lendo este texto neste momento.
A rede mundial de computadores é composta por uma série de documentos normalmente escritos em HTML que ficam armazenados em um servidor web ao redor do mundo e podem ser acessados por navegadores. Tudo fica mais fácil de entender quando você jásabe o que é Html.
Esses documentos são armazenados nos servidores a partir de serviços como hospedagem de sites, servidor dedicado ou cloud gerenciado.
Então, se uma ferramenta tão importante para a modernidade é utilizada diariamente por você e por outros milhões de usuários, que tal aprender um pouco mais sobre a rede mundial de computadores?
Como já deve ter percebido, é este o tema do texto de hoje. Então não deixe de já ir compartilhando este texto nas suas redes sociais e com seus amigos, e leia até o fim para entender mais sobre esta ferramenta que causou uma revolução tecnológica no mundo todo!
A invenção da rede mundial de computadores
E não dá para começar a falar da invenção da rede mundial de computadores, sem falar do seu progenitor: o engenheiro e cientista Tim Berners-Lee.
Enquanto trabalhava no CERN, a Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, Tim Berners-Lee precisava criou essa rede como uma solução para um problema na comunicação entre os seus vários colegas cientistas em diversas localidades ao redor do globo.
O grande problema naquela época era encontrar uma forma de compartilhar as informações a respeito dos experimentos que eram feitos em laboratórios distantes.
A ineficácia do sistema de compartilhar informações na época e as dificuldades encontradas eram um motivo de frustração constante para o criador da internet.
Essa ineficácia se dava por diversos motivos tais como a demora na troca de informações entre localidades distantes, bem como pela diferença de modelos e sistemas operacionais entre as máquinas utilizadas.
Essas diferenças entre as máquinas muitas vezes impossibilitavam a comunicação entre dois computadores.
Como consequência, o trabalho dos cientistas era prejudicado em tempo e consequentemente em investimentos.
Em busca de resolver esse problema e otimizar o trabalho dos seus colegas cientistas Tim Berners-Lee começou a idealizar os primeiros projetos da rede mundial de computadores. A solução finalmente surgiu no dia doze de novembro de 1990.
Neste dia dois cientistas da computação começaram um projeto que eles não sabiam, mas viria a mudar toda a comunicação mundial.
Origem da rede mundial de computadores
Robert Cailliau e Tim Berners-Lee iniciaram o projeto World Wide Web.
A ideia embora revolucionária possuía uma estrutura bem simples: a sua composição era basicamente uma série de documentos conectados por links e que poderiam ser visualizados pelo acesso a partir de aplicações chamadas de navegadores.
Hoje, trinta anos depois, a sua estrutura ainda continua a mesma. Embora muito mais moderna e atualizada, é claro.
Naquela época o primeiro servidor possuía simplesmente 8mb de memória RAM e apenas 256MB de armazenamento. O que para os padrões era uma máquina extremamente potente.
Esse servidor valia naquela época a quantia de seis mil e quinhentos dólares. Mas ainda assim, em menos de cinco anos máquinas muito mais potentes seriam colocadas a serviço da rede mundial de computadores.
Linha do tempo: A rede mundial de computadores em 12 momentos
Mas se a internet começou de fato ali, não podemos nos esquecer de que muitos inventos que a antecederam foram essenciais na sua criação. Para se ter idéia, dê uma olhada nessa breve linha do tempo:
- 1605: O alfabeto binário foi desenvolvido por Sir Francis Bacon.
- 1844: Utilizando o sistema binário, o primeiro telegrafo foi transmitido neste ano.
- 1946: O nascimento de Eniac, o primeiro computador digital eletrônico.
- 1957: Surge a ARPA, agência que controla a tecnologia nos EUA durante a Guerra Fria.
- 1961: Acontece a primeira transmissão de dados por pacotes.
- 1969: Entra em funcionamento a ARPANET, uma precursora da internet e é enviado a o primeiro e-mail.
- 1970: Vinton Cerf utiliza o termo “internet” pela primeira vez.
- 1973: É criada a primeira conexão intercontinental do mundo entre EUA e Noruega.
- 1977: É criado o protocolo de transmissão TCP/IP.
- 1979: Kevin MacKenzie utiliza os primeiros emoticons.
- 1984: Instalação do milésimo servidor.
- 1989: Tim Berners-Lee propões a rede mundial de computadores.
A internet se torna popular
A partir do projeto proposto pela rede mundial de computadores, a internet cresceum em um ritmo bem lento nos seus primeiros anos.
Inicialmente o projeto manteve-se em sua maioria dentro dos laboratórios. Porém, a partir de 1996 a iniciativa privada começou a perceber o potencial dessa ferramenta e nos três anos seguintes surgiram diversos endereços comerciais. Os chamados “.com”.
Esse período foi batizado como a bolha da internet, uma época em que ela se manteve restrita a diversas empresas e onde muitas investiram fortemente nessa área e acabaram falindo.
Ainda assim, foram preciso mais três anos para que a internet chegasse ao povo de fato.
Fim da bolha da internet
Com a chegada da internet ao povo e muitos sites deixando de existir devido a falência das empresas investidoras, isso levou as empresas de telecomunicação passassem a oferecer a internet entre seus serviços.
A partir desse ponto a internet viu um aumento de velocidade absurdo (para a época) e uma queda nos seus preços, aumentando assim sua demanda.
Isso permitiu que a partir do ano de 2002 surgissem diversos blogs pessoais e feeds de notícia.
Todos esses acontecimentos causaram um efeito dominó no desenvolvimento da rede mundial de computadores, com cada vez mais pessoas entendendo as vantagens de criar um blog e abrindo espaços para redes sociais.
Conclusão
E a partir disso, nós vivemos o restante da história da internet.
Vimos gigantes como Google e Facebook se estabelecerem e presenciamos o poder da rede mundial de computadores para comunicação em diversos níveis, desde o pessoal até o marketing digital.
Agora, você já conhece a história da internet, que tal compartilhar esse texto em suas redes e espalhar um pouco mais de conhecimento?
Gostou de nosso post? Compartilhe: