Um dos desafios da área de Recursos Humanos é ajudar as empresas a elevarem o desempenho de seus colaboradores, sem que isso signifique aumentar os custos da organização, como a compra de uma nova mesa rústica de madeira para tornar o departamento mais atrativo, por exemplo. O setor de gestão de pessoas é fundamental para isso, mas você deve estar se perguntando: o que é gestão de pessoas?
Essa é uma vertente da área de RH que trabalha o capital intelectual das empresas, a fim de utilizá-los. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira este artigo que preparamos para você!
O que é gestão de pessoas?
Utilizando teorias baseadas na Psicologia Organizacional, o conceito de gestão de pessoas é capaz de definir uma série de práticas que torna possível melhorar a administração de RH.
Dessa forma, ela trabalha o envolvimento, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores de uma organização, promovendo o bem-estar com a criação de uma área de lazer, ou a implantação de um piso industrial que não provoque acidentes, por exemplo, e a capacitação desses profissionais. Com isso, eles estarão aptos a entregar os resultados esperados pelas empresas, daí a sua importância.
Quais os benefícios da gestão de pessoas para as empresas?
A evolução da gestão de pessoas tem proporcionado diversos benefícios para empresas e colaboradores. Isso porque o setor é capaz de otimizar a eficiência e diminuir a rotatividade dos funcionários. Nesse cenário, traz uma série de benefícios para as organizações e para os profissionais. Veja a seguir as principais vantagens:
-
resolução de conflitos;
-
estar atento a quaisquer fatores que ameacem o desenvolvimento de tarefas;
-
cuida dos interesses dos funcionários;
-
assegura que todos estejam motivados e felizes dentro da organização, acarretando no crescimento contínuo do negócio.
Quais são os 5 pilares da gestão de pessoas?
Um setor de RH realmente eficiente é capaz de identificar as necessidades dos funcionários. Para tanto, é preciso ter bases sólidas para esse trabalho e, por isso, a área de gestão de pessoas tem suas atividades dispostas em 5 pilares de gestão de pessoas. Vamos a eles!
Motivação
Um profissional sem motivação tem baixo desempenho e está sempre pronto para se desligar da empresa na primeira oportunidade. Esse tipo de perfil está na contramão do que as empresas buscam, já que a automotivação é uma das questões mais sensíveis da gestão de pessoas e procuradas em processos seletivos.
No âmbito organizacional, o mais importante é compreender o que motiva os profissionais dentro dela. Essa motivação pode ser financeira, o propósito da empresa em si (qual a causa por trás do faturamento?), um plano de carreira consistente (desenvolvimento e valorização de funcionários), os desafios impostos diariamente (a nível individual e coletivo), entre outros.
Portanto, existem variados fatores responsáveis pela motivação de cada indivíduo e cada um reage de maneira diferente a cada um deles.
Como já mencionamos, é preciso identificar o que a empresa tem de bom e focar nesse aspecto no momento de selecionar os candidatos. Isso garantirá, a médio e longo prazo, a motivação necessária dos funcionários e a garantia de entrega de serviços de qualidade por parte deles.
Processo de comunicação
Um bom fluxo de comunicação integrada é essencial para qualquer empresa, pois é fundamental que a informação esteja disponível de forma clara e acessível para todos os níveis hierárquicos do negócio.
Nesse sentido, é esperado um comprometimento da alta gestão para que ela incentive o diálogo, quebrando as barreiras hierárquicas e trabalhando em conjunto com toda a equipe para que, dessa forma, seja possível alcançar os objetivos traçados.
Trabalho em equipe
É muito importante que todos compartilhem os objetivos comuns da empresa. Isso porque a organização é um organismo único e não faz sentido cada departamento ter objetivos separados e trabalhar com produtos distintos, como um desengraxante alcalino, por exemplo, se eles não têm ligação com os demais.
Quando as pessoas conseguem visualizar a importância do que todos estão fazendo, elas se sentem mais importantes dentro de um ambiente organizacional.
Conhecimento e competência
O êxito de uma organização apenas será possível se existir o conhecimento e competência por parte dos profissionais para executar suas tarefas diárias.
Isso é fundamental para montar a melhor equipe possível e criar um ambiente colaborativo de desenvolvimento e conhecimento. Esse processo de construção também passa pelo processo seletivo e formação de valores e uma cultura organizacional forte.
Para que tudo isso seja possível é necessário manter as práticas de gestão por competências, que envolve identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria no que se refere aos profissionais.
Também é necessário ficar atento às práticas de feedback para garantir o retorno sobre cada ação dos integrantes da equipe.
Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
É necessário pensar em um planejamento de treinamento e desenvolvimento para o capital humano das empresas. Isso porque, assim como as máquinas precisam de atualização de software, os funcionários também precisam se atualizar para garantir as melhores entregas para a organização.
Logo, o treinamento e a busca pelo desenvolvimento precisam ser contínuos e realizados em parceria com a empresa e cada um dos funcionários.
É fundamental buscar o equilíbrio entre as necessidades da empresa e do profissional para que ambos estejam satisfeitos com o resultado da troca.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.
Gostou de nosso post? Compartilhe: