A pouco tempo atrás os celulares eram usados apenas para fazer e atender ligações, assim como eles, os e-mails também tinham suas limitações. Ao descarregar todas as mensagens dos servidores, não era mais possível ter acesso a elas em nenhum outro dispositivo. Hoje com toda a mudança tecnológica que acontece constantemente e com os protocolos de rede, vemos novas funcionalidades surgindo, como é o caso do protocolo IMAP.
Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o uso deles e todos o seu funcionamento, afinal ele ainda é um protocolo novo. Para te ajudar nessa questão, vamos entender melhor sobre quais as melhores maneiras de usarmos ele, quais as diferenças dele para outros protocolos, as facilidades que ele possui e assim por diante. Acompanhe abaixo:
Protocolo IMAP?
Protocolo IMAP – Internet Message Acess Protocol – é um caminho de acesso entre os servidores de e-mail e os softwares de clientes. Toda essa comunicação é feita por meio de um protocolo TCP/IP.
O IMAP usa a porta 143 em transferências simples de mensagens, ou a porta 993 para execuções que possuam criptografia via SSL. O uso dessas portas é totalmente recomenda, pois assim evita o alto volume das mensagens de spam.
Uma característica desse protocolo é manter as mensagens no servidor, ao acessar elas por meio de um software cliente, os e-mails descarregados não vão ser apagados. Além disso, as mensagens são controladas por flags. E dessa forma, teremos um eficiente controle de status que permanece o mesmo em quase todos os dispositivos que terem acesso a conta. Elas podem possuir o seguinte status:
- Seen – significando “Mensagem lida”;
- Answered – significando “E-mail respondido”;
- Flagged – “Mensagem marcada para ter acompanhamento”;
- Deleted – “E-mail que foi marcado para ser excluído”;
- Draft – “Armazenado na pasta de rascunhos”;
- Recent – “mensagem recebida recentemente”.
Esse protocolo também traz a possibilidade de criar uma lista branca e negra dentro da pasta de spans. Esse recurso é importante para contribuir com o aumento da segurança do seu e-mail. E possibilita tanto o bloqueamento de remetentes não desejados, quando a liberação dos e-mails que são enviados de forma indevida para a pasta. Isso facilita a criação das políticas de segurança nos correios eletrônicos.
IMAP e POP3 – Qual a diferença:
Esses dois protocolos possuem certas semelhanças, os dois tem a função de recuperar mensagens do servidor e depois disponibilizar para leitura em software cliente. Porém, essas semelhanças são bem maiores.
POP3:
Ele descarrega todas as mensagens do servidor apenas no primeiro disposto que tiver a solicitação feita, digamos que você acessa o seu e-mail por um computador de mesa e também por um notebook, eles serão descarregados apenas em um deles! O que tiver feito a solicitação terá acesso ao e-mail, o outro não terá.
Ele também possui o recurso de manter copias de todas as mensagens do servidor, porém não recomendamos essa funcionalidade, isso não faz com que todas as alterações feitas nos e-mails sejam passadas posteriormente para os servidores.
Depois de descarregar a mensagem, qualquer ação (seja ela; responder, encaminhar ou excluir) não terá atualização nenhuma no servidor! Pois você estará fazendo a manipulação dela localmente.
As mensagens deles são descarregadas no software cliente, é extremamente importante que seja feito um backup da máquina sempre. Esse procedimento ajuda em momentos que, caso ocorra algum problema você terá como recuperar os e-mails perdidos depois que todos vão ser excluídos da origem.
IMAP:
Esse protocolo possui recursos um pouco mais avançado, ele faz a sincronização das mensagens em qualquer dispositivo que crie conexão com o servidor. Dessa forma, será possível ter acesso a caixa postal tanto por um celular quando por um notebook. Permitindo trabalhar com o correio em diferentes modos, sendo eles; off-line, online, e até mesmo desconectado.
Ela também inclui operações para criação e renomeação das pastas para armazenamento das mensagens, e também podem ser movidas entre si. Por ter essa permissão de acesso entre todos os dispositivos, a maioria dos clientes de e-mail acessam o mesmo conteúdo em todas as etapas que tiverem sido criadas na conta.
É muito importante que ao acessar as contas para ver o e-mail, por meio de um software cliente, as mensagens sejam armazenadas em cache na máquina local! Isso permite que tenha visualização delas no modo off-line ou em modo desconectado. As alterações feitas nesse momento são feitas no servidor, ou seja, em caso de exclusão ou alteração, é preciso que esteja online.
Qual a maneira de utilizar o IMAP em empresas?
É recomendado para as pessoas que tem funções de gerenciamento, ou que tenham a precisão de acesso ao correio eletrônico fora da companhia. Os funcionários que precisam se deslocar até a empresa de um cliente, e necessitam ter acesso ao e-mail corporativo, já que várias vezes esse acesso é feito pelo próprio celular no dia a dia.
O IMAP também pode ser usado com a finalidade de compartilhamento de contas, por exemplo, um e-mail genérico como o SAC, tal qual diversos funcionários acessam para poder responder as solicitações feitas por clientes. E nesse caso, o protocolo contribui com a eficiência em atendimento, e muitas pessoas conseguem ter acesso a mesma conta simultaneamente.
Vantagens da utilização:
Esse protocolo fornece os seguintes benefícios:
1. Configuração de pastas públicas ou privadas:
É possível fazer a configuração de pastas públicas ou privadas. Ao configura uma pasta privada, ela ficara visível apenas para um usuário que é para o proprietário. Já em configuração de pastas públicas, elas vão poder ser acessadas por diversos usuários.
2. Otimização do tempo:
Ele possui algumas funcionalidades que ajudam a otimizar o tempo, como por exemplo; gerenciamento de múltiplas caixas postas. O outro recurso é o de filtrar s mensagens, elas podem facilmente serem encontradas, até mesmo se estiverem armazenadas dentro de pastas.
3. Facilidade para acesso:
Ele permite que a caixa postal seja aberta por diversos dispositivos, como os computadores de mesa, celulares e notebooks. Também é possível ter a conexão diretamente ao servidor, sem necessidade de descarregar as mensagens no cliente. Qualquer novo e-mail que chegar é disponibilizado imediatamente a todos os softwares.
Conclusão
O protocolo IMAP oferece algumas vantagens para quem precisa lidar com e-mails em seus dispositivos móveis. Se essa é sua situação, talvez seja hora de pensar em adotar esse protocolo para sua hospedagem de sites. E não deixe de se inscrever na newsletter da ISBrasil, para ficar por dentro de mais dicas.
Gostou de nosso post? Compartilhe: