Você já deve ter pensado em registrar um domínio na internet e ao encontrar uma excelente ideia foi ao site do registro.br, verificou e se deu conta de que alguém já tinha tomado a sua frente, isso é mais comum do que você imagina, centenas de domínios são registrados diariamente e é bem provável de que nomes mais simples já foram registrados.
Porém, uma mudança nas regras de liberação de domínio deixou as coisas mais interessantes, o processo que antes era realizado anualmente passa a ter liberações mensais dos domínios que se encontram em determinadas condições.
Aprenda sobre mariadb no nosso blog!
O que vale para um domínio entrar no processo?
As novas regras vão estar diretamente ligadas aos domínios que estejam cancelados por:
- Solicitação do titular;
- Domínios não renovados;
- Domínios que tenham constatação de alguma irregularidade na documentação do titular;
Os lances terão oferta mínima de R$50,00, e a oferta máxima estará diretamente ligara a uma tabela que pode ser consultada no link oficial do processo, serão delimitadas proporcionalmente de acordo com a sua faixa.
O calendário do processo já foi divulgado e os próximos processos de liberação ocorrerão nos dias: 11/10/2017, 10/11/2017 e 13/12/2017, com a lista dos domínios que participarão do processo sendo liberada dois dias antes do início.
Considerações importantes antes de comprar um domínio
Ainda que essa seja a oportunidade que você estava esperando para conseguir registrar o domínio que combine com o seu negócio, alguns passos precisam ser dados e verificados antes que você possa ter problemas.
Reputação, Penalizações e Histórico
Como você sabe, por diversos motivos domínios podem ser banidos do Google, podem ter sido usados para o envio de spam, para a propagação de vírus, pode ter hospedado conteúdo ruim para as buscas.
Vale a pena consultar mais detalhes sobre esse domínio antes de iniciar seus lances, é sempre bom se manter longe dos problemas que um nome online pode trazer para a sua marca por erros do seu antigo dono.
Backlinks e Sites relacionados
Tente verificar em ferramentas online como o SEMRush o histórico de backlinks do domínio que está pensando em comprar, veja quais as páginas podem ainda estar associadas a ele e se isso vai impactar negativa ou positivamente.
Verifique se existem sites parceiros e qual o público abordado por eles.
Pode ser um nicho totalmente diferente do seu e que associados a sua nova realidade possa se tornar um problema.
Conclusão
Para mais informações sobre o processo de liberação de domínios e a lista atualizada dos domínios que estão sendo liberados, acesse a página oficial do serviço em: Processo de Liberação.
Gostou de nosso post? Compartilhe: