Com os processos sendo cada vez mais informatizados, é praticamente impossível e até impensável trabalhar sem o auxílio da internet ou o uso de computadores.
Apesar de oferecer inúmeros benefícios para os usuários, é preciso se preocupar com a segurança, principalmente em empresas onde os colaboradores utilizam uma única rede para todas as ações.
Sem a proteção necessária é possível que dados importantes sejam usurpados por hackers, que conseguirem invadir sua rede, além de poder instalar vírus que podem estragar a sua rede e prejudicar e muito o trabalho de sua empresa.
O firewall pode ajudar a proteger sua empresa de certos imprevistos e ataques indesejados dos cada vez mais atuantes cibercriminosos.
O que é Firewall?
Em tradução livre do inglês, firewall significa “parede de fogo”. O nome é sem dúvidas impactante! Essa proteção funciona como portas que impedem a passagem de intrusos a sua rede, por isso o serviço tem esse nome.
O firewall funciona como uma barreira de proteção que tem como objetivo bloquear possíveis ataques de criminosos, impedindo o roubo de informações e a entrada de vírus em sua rede.
O serviço serve tanto para redes de grandes empresa como para o uso doméstico.
Com essa barreira, é possível impedir que intrusos indesejados acessem sua rede para práticas maliciosas. Um bom firewall torna a rede segura e confiável para serem bem administrados, sem maiores perigos. O serviço necessita ser configurado por um profissional de TI.
Configurado corretamente, o firewall analisa o tráfego da sua rede e determina o caráter das ações de envio e recebimento de dados feitas na sua rede, impedindo possíveis ataques, funcionando como um filtro de todo o fluxo de dados, para proteger a confidencialidade dos dados que transitam na sua rede, mantendo seu negócio seguro.
Por que usar um Firewall?
O firewall trabalha como um porteiro de condomínio, ele é o responsável por filtrar e processo todo o tráfego de dados. Com isso, vírus e cibercriminosos encontraram dificuldades para acessar o seu sistema.
Certas ações são barradas de imediato e outras necessitam de permissão do administrador da rede para poderem transitar.
O serviço controla os dados que transitam em sua rede, coordenando as ações entre todos os computadores integrados, incluem ações através da internet, para impedir que uma das máquinas ou a rede inteira seja invadida por aplicações maliciosas.
O firewall também costuma separar as redes, dividindo por setores, tornando assim mais fácil o armazenamento de dados e garantindo a confidencialidade dos arquivos.
Muitos arquivos também podem conseguir entrar na sua rede, sem serem bloqueados pela barreira. Geralmente, esses arquivos são baixados de forma voluntária por um ou mais colaboradores da rede através de anexos de e-mails ou em outros sites para baixar arquivos, que podem não ser tão confiáveis.
É por isso motivo, que por mais que você tenha um firewall ativo em sua rede, é preciso contar também com a ajuda de um bom antivírus.
Estes serviços combinados dobram a eficiência da proteção e segurança em sua rede.
Conheça o Firewall da ISBrasil
Aqui nós utilizamos um sistema de Firewall que visa proteger os acessos, permissões e bloquear ataques ao seu site, e ainda temos parceria com a CloudFlare, que é uma empresa que oferece serviços de segurança e desempenho para servidores na internet.
O nosso servidor de Hospedagem de Sites, conta com um Firewall com quatro níveis de segurança que impedem ataques e bloqueia aplicações maliciosas ao seu site. Com isso o serviço fica muito mais seguro e estável.
Conheça os quatro níveis do nosso Firewall e descubra mais!
O que Firewall consegue impedir de entrar na sua rede local?
Quando se trata de rede local, não é por que é uma rede local que você não deve se preocupar com proteção. Pois você também esta vulneravél, vamos falar agora sobre sua rede local.
Como uma barreira de proteção, o firewall livra sua rede de diversos tipos de ataques, confira algumas ações possíveis com algum serviço de Firewall na sua rede local:
- Impede invasão de hackers e aplicações maliciosas em sua rede.
- Filtra e consegue barrar a entrada de dados indesejáveis em qualquer máquina da sua rede.
- Bloqueia qualquer tipo de dados enviados por máquinas que não façam parte da sua rede ou não constem nas configurações da aplicação.
Confira também quais são as melhores hospedagem de sites
O que o Firewall não consegue impedir na sua rede local?
O uso do firewall deve ser combinado com outras aplicações de segurança e proteção de rede, como os antivírus, confira o que a barreira não consegue impedir de entrar em sua rede:
- Não consegue proteger nenhuma máquina da sua rede de programas ou arquivos baixados voluntariamente por um de seus colaboradores.
- Não impede que programas de e-mail baixem spam para uma ou mais máquinas de sua rede.
- Não bloqueia tudo o que pode, aceitando exceções de segurança assinaladas por qualquer usuário da rede, colocando todas as máquinas em risco.
Quais são as funções exercidas pelo Firewall?
O conjunto de funcionalidades do serviço depende do tipo do serviço e da sua versão.
Existem firewall com versões gratuitas e pagas, muitos deles têm funções específicas que outros firewalls não possuem.
Confira algumas das principais funções de um firewall:
Controle sobre o Skype com um Firewall local
Um firewall local consegue bloquear ou dar permissão para o acesso de cada colaborador de sua rede ao Skype.
O serviço monitora as conversas em tempo real e filtra os dados enviados por todos os usuários durante o uso do software.
Fora isso, a aplicação também realiza a filtragem dos contatos, definindo os contatos seguros e apropriados para interação, além de gerar um relatório de conversas por contato ou por período.
Controle sobre a rede interna de uma empresa
A principal função de um firewall é filtrar o tráfego de dados de redes corporativas.
A aplicação define números de IP específico para cada máquina do sistema e gera relatório sobre as ações e acessos realizados em sua rede.
Controle sobre a navegação local
Com um firewall local, é possível ter o controle total sobre a navegação de cada colaborador na internet, monitorando todos os passos em tempo real, filtrando o conteúdo acessado e bloqueando possíveis sites ou aplicações maliciosas.
É possível também configura o sistema para que os funcionários só tenham acesso a redes sociais ou outros sites de entretenimento no período de almoço, por exemplo.
O firewall também obtém relatório de todos os acessos, incluindo informações sobre tentativas de acesso e bloqueios de cada usuário, especificando quem acessou cada tipo de conteúdo.
Como já citado acima, o firewall não é a única barreira de proteção para trazer mais segurança a sua rede, é preciso aliar a aplicação com o uso de um antivírus potentes e de outros softwares para tornar sua rede doméstica ou corporativa 100% segura.
Gostou das dicas? Confira mais conteúdo em nosso blog.
Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site
Gostou de nosso post? Compartilhe: