Quem é desenvolvedor de sites e está começando a conhecer tudo o que permeia esse ramo versátil e com diversas alternativas, com certeza já deve ter ouvido falar no bootstrap, um recurso dito como essencial para qualquer programador e empreendedor digital.
Sabe aqueles programas que ‘’resolvem a vida’’ e fazem toda a diferença no trabalho? Pois é, essa é uma das principais funções dessa aplicação que têm conquistado muitas pessoas.
Para te inspirar a entrar nessa, este artigo vai te explicar o que é bootstrap, como funciona e como aproveitá-lo ao máximo na hora de criar blog!Confira e não perca nada!
Bootstrap o que é?
Quando se pensa em programação, sobretudo de sites, logo vem a cabeça aquelas linhas enormes de códigos que precisam ser conferidas passo a passo para que erros não aconteçam. Pois é, para quem já está acostumado é tranquilo lidar, mas para os iniciantes pode ser um pesadelo.
Imagine, então, ter um recurso para ajudar a simplificar e deixar tudo mais rápido e eficiente? Essa é a função do bootstrap.
Bootstrap é um framework front-end desenvolvida para dar um plus na programação de sites mobile (responsivos), evitando que seja necessário digitar uma linha CSS para que tudo funcione.
Seu significado é ‘’inicialização’’ ou ‘’ponto de partida’’, justamente porque tem essa função de dar um start geral em vez de gastar tempo com tantas linhas burocráticas, ajudando o designer a programar e implementar todos os métodos de modo rápido e prático.
O bootstrap simplesmente facilita o trabalho pois dispensa a criação de manipulação de diversos scripts, como acontece normalmente em muitos projetos.
Com recursos como tootlip, menu-dropdown, modal, carousel, slideshow, além de plugins em Java, garante ótimas experiências em seu uso e manipulação, com configurações mais intuitivas.
A proposta da aplicação é gastar menos tempo, ser mais rápida e competente, evitando aqueles transtornos comuns no desenvolvimento.
Twitter: o precursor do bootstrap!
Vale explanar também que o bootstrap surgiu recentemente, em 2011, especificamente para o Twitter. Sua proposta era ajudar na resolução de problemas de inconsistência na engenharia da rede social, que sempre causavam falhas e eram difíceis de manipular de forma efetiva. Para evitar que atingissem um patamar sério, com graves erros de codificação, a ferramenta foi lançada visando um trabalho otimizado.
Felizmente, o bootstrap não tornou-se exclusividade do Twitter e, com o tempo, se tornou democrática e popular. Por meio de incentivadores e de uma comunidade disposta a melhorá-lo, hoje é considerado uma estrutura front-end impecável e a mais usual do mundo, ideal para qualquer projeto que visa o mobile.
Ou seja, se você precisa de algo para os dispositivos móveis, sobretudo a migração de seu site para essas plataformas, contar com o bootstrap é fundamental.
Como usar Bootstrap
Combinação de Java, HTML e CSS, não é à toa que é considerado um quebra cabeças por muitos especialistas, já que tudo fica a disposição para que os encaixes sejam feitos de acordo com cada proposta. Como é livre, tem sempre muitas melhorias e atualizações, além de um design interessante e que não deixa a desejar. Atualmente, está na versão Bootstrap 3.0.
Veja algumas vantagens do Bootstrap:
- Software livre! Pode baixar e usar tranquilamente sem pagar nada. Além disso, mantenha atualizado para receber sempre o que há de melhor em sua estrutura.
- Versátil, feito para integrar tudo e deixar o trabalho mais simples e prático. A interface é moderna, intuitiva e fácil de manipular/configurar.
- Tem uma diversidade de temas e um sistema responsivo que encanta.
- É amigável a variados sistemas e linguagens de programação, com plug-ins adaptados especificamente para ele por desenvolvedores do mundo inteiro.
- ‘’Apenas’’ a framework mais famosa e utilizada em todos os cantos do mundo atualmente, desde para projetos enormes até simples. Totalmente democrática!
- Como usar o bootstrap
Começar a usar o bootstrap não tem segredo nenhum. Qualquer desenvolvedor iniciante pode usufruir o máximo desse recurso livre que deixará o trabalho otimizado e mais fácil de executar.
- A primeira coisa a fazer é o download da ferramenta. Acesse e baixe rapidamente e gratuitamente.
- Depois de baixar, adicione os arquivos da aplicação na pasta de seu projeto: “bootstrap.min.css” e “bootstrap.min.js”.
- A partir da tag
Comece a executar a aplicação, junto ao CSS e o Java. Ah, e não se esqueça do jQuery.
O acesso não se dá por um arquivo executável, e sim diretamente pelo código. Por isso, é necessário fazer um teste de sua funcionalidade, digitando a linha abaixo dentro da tag no HTML e depois executando em um navegador:
Como aprender mais sobre bootstrap?
Aplicações feitas para facilitar o trabalho de desenvolvimento de sites são inspiradores e ajudam muitas pessoas. Por isso, você não deve abrir mão desse e de demais recursos em seu projeto. Vale a pena aproveitar o máximo de tudo que é feito para agregar e dar aquele plus essencial no trabalho.
Por meio de sua empresa de hospedagem de sites, você pode aprender mais sobre bootstrap e questionar se ela faz o uso dessa aplicação ao fazer a migração de seu site para os dispositivos móveis.
A ISBrasil, por exemplo, conta com esse recurso para deixar sua página mais rápida, prática e funcional. Para conhecer esse e uma variedade de ferramentas de marketing digital e tecnologia interessantes para você, entre em contato com a gente.
Até Mais!
Gostou de nosso post? Compartilhe: