As estratégias de marketing são importantíssimas para fazer uma empresa alcançar os seus objetivos. Não importa o tamanho de sua empresa, seja ela pequena, média ou grande, é essencial ter profissionais que atuem no desenvolvimento e crescimento de sua marca.
Cativar seu público é o que toda empresa busca, independente de seu segmento. Entender quais são as melhores formas de conquistar um cliente, seja para venda de um produto alimentício ou para prestação de serviços de Locação De Grupo Gerador, existem diferentes formas de captar um consumidor para o seu negócio. Abaixo falaremos um pouco sobre o marketing cultural e entenderemos quais são os seus benefícios, bem como colocá-lo em prática.
Marketing cultural: o que é e qual o seu objetivo
O marketing cultural, é composto por diversas ações voltadas para um só objetivo: conquistar clientes, fazendo com que suas relações com a marca sejam cada vez mais fortalecidas. Ele usa um conjunto de ações culturais para manter a divulgação de produtos e serviços de uma empresa.
Quando uma empresa adota as estratégias de marketing em seu negócio, ela tem um objetivo a ser alcançado e todo um planejamento é realizado. Por isso, identificar quais métodos são mais próximos ao que ela precisa é essencial. Para melhor entendimento, vamos citar o exemplo de uma marca que vende disco diamantado, produto usado para cortes em concretos e tijolos. É preciso que se defina qual a finalidade do trabalho de marketing realizado, se o intuito é reverter os resultados em vendas ou leads.
Mas o marketing cultural não tem o intuito de adquirir somente lucros, ou seja, não visa somente estes resultados mas sim, dar a um negócio um bom posicionamento e diferencial diante do mercado e de seus concorrentes, aproximando-se assim ainda mais de seu público-alvo. Surgido nos anos 90, quando olhamos para os outros tipos de marketing, ele é considerado um dos mais novos.
Ele é separado por quatro categorias, sendo elas:
Marketing Cultural Misto: Em que duas ou até mais empresas fazem o patrocínio do mesmo projeto, podendo assim, apoiar não só o seu negócio como da empresa parceira também. Mas como dito acima, definir o objetivo dessas estratégias é fundamental. Assim uma marca que fabrica itens que recebem sinal de controle elétrico, como o servomotor se une a outra empresa, ela precisa estar conectada aos seus ideais.
Marketing Cultural de Meio: Estratégias baseadas em patrocínios
Marketing Cultura de Agente: Esse tipo de marketing é realizado por um produtor cultural e não pelo dono do negócio.
Marketing Cultura de Fim: Ele abrange todo o processo, desde a criação do produto ao marketing que é realizado sobre ele.
Quais empresas aplicam o marketing cultural em seu negócio?
Agora que falamos sobre o marketing cultural, como ele é usado e o que ele representa, vamos colocar abaixo as empresas que fazem o uso de suas ações para promover a sua marca e aproximá-la de seus consumidores:
- Coca Cola
- Banco Itaú
- Ambev
Essas empresas usam inteligentemente as ações do marketing cultural com o intuito de aumentar a visibilidade de sua marca através da responsabilidade socioambiental, valorização da produção nacional e apoio às realizações artísticas.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.
Gostou de nosso post? Compartilhe: