A migração das lojas físicas integral ou parcialmente para o mundo virtual, embora seja um procedimento cada vez mais iminente, depende de uma série de fatores estratégicos, e do modo como que os mecanismos do marketing digital são utilizados nesse momento, para que o negócio alavanque.
Como grande parte das tarefas que visa o sucesso duradouro e em longo prazo, o comércio online requer manutenção, versatilidade e o conhecimento sobre as estratégias que melhor se associam aos princípios de sua marca. Então Por que ter uma loja virtual? Saiba Tudo!
Dessa maneira, a presença online de seus produtos e serviços pode ser definida, além da adesão às redes sociais e à criação de um canal no Youtube, pela escolha adequada entre ter um site ou uma loja virtual. Mas qual das duas é a melhor plataforma para que minha marca agregue clientes e tenha uma publicidade positiva na web?
Há uma lista muito vasta de possibilidades de divulgação e de endereçamento virtual de uma marca, todavia, ativemo-nos a dois artifícios: a loja virtual e o site. Para saber o que melhor te atende, primeiro conheça suas especificidades e compare com as características de seu comércio. Veja só!
Loja Virtual: alternativa, popular e mais informal
Voltada para o aumento das vendas e em favor da praticidade de acesso às compras, a loja virtual é uma alternativa menos complexa e mais direcionada para vender seus produtos e serviços aos internautas. Aliada às campanhas nas redes sociais, a um conteúdo estimulante e às técnicas de otimização de site, a loja virtual é garantia de lucratividade.
Para essa plataforma, priorizar um planejamento de marketing e acompanhar de perto a contrapartida de suas postagens, sempre buscando conhecer as práticas que funcionam melhor, é algo essencial. A visibilidade desse e-commerce é a verdadeira vitrine de sua loja, assim como, o atendimento em tempo hábil e o retorno satisfatório aos clientes online são as maiores formas de fidelização e engajamento de consumidores.
Montar uma loja virtual requer alguns procedimentos básicos, pois, apesar de sua informalidade, ela deve ser um ambiente previamente planejado e que ofereça segurança na navegabilidade de seus usuários.
As lojas virtuais são mais populares e menos formais do que os sites, o que agrega, por exemplo, um público mais jovem e mais imediatista. Pensar nesse perfil diferenciado é também algo a ser levado em consideração nessa escolha.
Entre as maiores vantagens de se ter uma loja virtual, encontram-se:
- Vendas 24 horas e sem barreiras espaciais;
- Disponibilização de métricas para lidar com estratégias que funcionam melhor ou pior;
- Custo menor de manutenção e de contratação de pessoal;
- Estoque reduzido e diversificado, já que sua entrega não é imediata, mas sua compra sim;
- Mais familiaridade com o cliente online.
Assim, ter uma loja virtual de sucesso, sem problemas de navegabilidade e de segurança e atendendo à demanda do público-alvo de sua marca, é um serviço totalmente possível, Por apenas R$ 39,90 por mês e com 40 produtos a sua disposição, seu projeto de loja virtual sairá do papel!
Site: valorização da marca e formalidade
A opção pelo site institucional de sua marca é vantajosa se a sua intenção é a publicidade dos valores e do histórico de seu comércio no mercado, bem como se há campanhas preferencialmente direcionadas à fidelização e manutenção de seus clientes, não apenas os satisfazendo, mas empreendendo técnicas para que novos públicos se engajem.
Essa plataforma também foca no aumento das vendas, todavia, isso é secundário, pois é consequência da relação dos clientes com a sua marca, de uma maneira mais completa, a chamada “etapa do encantamento”.
Entre as maiores vantagens de se ter site institucional, encontram-se:
- Acesso 24 horas e sem barreiras espaciais;
- Possibilidade de acesso móvel;
- Fortalecimento da marca;
- Total administração e domínio do conteúdo publicado.
Com site ou com a loja virtual, o importante é que sua marca online aumente sua margem de lucros e a quantidade de seus clientes. Saiba mais sobre isso, baixando gratuitamente oEbook "Como alavancar o meu negócio" e não perca mais tempo!
O mais adequado, e que é frequente entre as grandes marcas, que um negócio tenha um site institucional e uma loja virtual, pois, ao passo que aquela ambienta o seu potencial cliente, esta executa a sua participação. Ou seja, uma apresenta as vantagens da marca e outra propicia que os usuários realmente se tornem consumidores dela.
Entretanto, se a opção é só por um ou por outro meio, a ideia é que as intenções e o perfil da marca online estejam afim à plataforma escolhida. Por exemplo, se a marca é grande, um site; se há um estoque menos diversificado, mais intimista e direcionado, uma loja virtual. Pondere e escolha a sua!
Gostou de nosso post? Compartilhe: