SEO para Wordpress é essencial tanto para qualquer outro site.
É uma forma de garantir que a página esteja sempre bem colocada nos buscadores, com tudo aquilo que os internautas procuram para tirar suas dúvidas, afinal, não adianta ter um bom site se ele não é visto, não é mesmo?
Há muitas regras e estratégias quando se fala dessa ferramenta, mas muita gente não se importa ou não sabe como fazer para otimizá-la.
Algumas dicas são básicas e outras fazem toda a diferença, mas, no fim, todas são importantes para deixar seu site nas alturas. Se você quiser por exemplo, saber como criar um blo passo a passo, o SEO vai ser importante para posiciona-lo bem no Google.
Para te ajudar a ter mais sucesso, preparamos algumas dicas de SEO para Wordpress que farão toda a diferença – acompanhe e, claro, coloque tudo em prática!
Não deixe de ler também sobre 502 bad gateway.
Atente-se ao título
O título é um ponto principal e que faz muita diferença no SEO para Wordpress.
É uma das grandes bases que o Google e outros buscadores usarão para ranquear seu site, além de chamar o leitor para ler a matéria/fazer uma compra em sua página.
Quanto mais atraente e com tudo que o internauta busca, melhor.
Antes de fazer um título, uma ótima alternativa é ver o que é mais pesquisado em relação ao assunto.
Você pode ver isso tanto no ‘autocomplete’ do Google quanto nas sugestões que ficam abaixo, na primeira página. Seja claro e direto e evite que fique longo e maçante.
Conteúdo sempre é fundamental
Por outro lado, não adianta criar um título incrível se o conteúdo é ruim. Essa prática, infelizmente, é recorrente na internet, tudo para gerar tráfego e acesso.
Muitos sites usam títulos mentirosos e sensacionalistas que pouco tem a ver com o assunto em questão, com texto cheio de erros e sem fontes sérias e, ainda, sem transparência nenhuma com o internauta – fora que a maioria ainda deixa a página lotada de anúncios apenas para garantir faturamento com cliques. Uma tática péssima.
Especialistas garantem que um bom artigo deve ter todas as perguntas sanadas, em torno de 300 palavras e bastante coerência.
Para quem é redator, é imprescindível colocar-se no lugar do leitor e mostrar um conteúdo responsivo, interessante e que realmente faça a diferença, trabalhando sempre com as melhores palavra-chave (ponto que conta muito no SEO para Wordpress).
Pense que o básico já é feito por todos os sites. É preciso ir além e surpreender, com profissionalismo e boa vontade.
Assim, além de se destacar, você ganha ainda mais credibilidade na rede – e quem usa táticas ruins perde toda a confiança dos seguidores.
Divida o conteúdo em tópicos
Tópicos são uma boa opção para deixar o texto mais leve e prático.
As tags H (H1, H2, H3) ajudam a compor títulos e subtítulos que vão direto ao assunto de interesse do leitor e garantem uma experiência mais efetiva – afinal, ninguém gosta de texto maçante que não vai direto ao assunto.
Além disso, vale destacar que o conteúdo sempre deve ser único, exclusivo, sem duplicidade.
É claro que tem nichos que não dá para mudar muito, porém, tudo dá para reescrever e deixar com outras palavras e abordagem. É péssimo para o SEO quando um site copia do outro – o Google costuma punir sempre essas páginas com baixo ranqueamento.
Use boas imagens (e edite corretamente)
Não é só o texto que faz diferença. Escolher boas imagens e trabalhá-las corretamente é fundamental, afinal, o Google Imagens é um dos pontos de busca que conta muito para o acesso e acesso do seu site.
Além da qualidade, atente-se ao título, legenda, título alternativo e créditos das fotos, e evite sempre usar as mesmas que a concorrência usa.
Meta descrição e URL contam muito
A meta descrição funciona como um resumo do texto e também é considerada uma técnica importante no SEO para Wordpress, já que o leitor terá uma base do que encontrar na publicação.
Poucos sites se atentam a esse recurso e acabam perdendo muito com isso. Então, não deixe de editá-la, sempre com boas palavras-chave.
A URL também é um ponto que conta muito, com o slug diretamente ligado ao tema do post.
Integre o conteúdo às redes sociais
Associar o conteúdo diretamente as principais redes sociais é garantia de mais acessos e visualizações, ainda mais se é algo interessante ou que está em alta no momento.
Mais do que nas pesquisas do Google, os internautas não saem dessas mídias e querem sempre novas informações e boas notícias.
Todo site deve aderir a essa prática que, com certeza, é parte fundamental de um bom SEO para Wordpress.
Use os plugins para facilitar o trabalho
Um recurso incrível do Wordpress é a possibilidade de instalar vários plugins de SEO que ajudam muito o produtor de conteúdo.
Opções como o famoso Yoast SEO fazem muita diferença ao classificar os pontos fortes e fracos do texto, desde o título até a meta descrição, passando por imagens, tópicos e texto.
Além do citado, você pode instalar também o SEO by Yoast, WP Super Cache, GZIP, Add This, Social Locker, entre muitos outros!
Segurança e site responsivo
Se você segue todos os passos anteriores e mesmo assim ainda não consegue o objetivo esperado, pode ser algum problema na estrutura do site: velocidade, segurança, layout, entre outras funções que precisam de otimização frequente.
Lembre-se que ninguém suporta site lento e que demorar para carregar devido a milhões de anúncios de afiliados; páginas sem um certificado de confiança e que parecem amadores; além de um layout feio e que não está disponível para todas as plataformas (a mobile, inclusive).
Por isso, não basta caprichar no conteúdo e no SEO para Wordpress se o site não tem uma boa estrutura.
Além disso, lembre-se sempre que agora o certificado SSL é um critério de ranqueamento no Google!
Tudo precisa ser paralelo e ter um bom funcionamento integralmente. Assim, tudo fica melhor e sem problemas, garantindo um ótimo ambiente para os leitores.
Gostou das dicas? São passos essenciais e que, com certeza, vão dar um upgrade no SEO da sua página. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário.
Gostou de nosso post? Compartilhe: