Desde os tempos mais primórdios a comunicação foi a base para que o mundo pudesse evoluir. Se não fosse encontrar formas de nos comunicar, seria muito difícil nos organizarmos e buscar formas de melhorar o mundo em que vivemos.
Tal como é importante para a evolução da humanidade, ela também se faz importante dentro do âmbito comercial e corporativo. O setor de marketing e RH de uma empresa são os principais responsáveis por encontrar formas de melhorar a comunicação interna.
Uma empresa que investe na comunicação interna alcança diversas vantagens, como por exemplo:
-
Otimização no processo produtivo;
-
Diminuição de erros;
-
Segurança para os atendentes;
-
Diminuição de turnover;
-
E muitas outras coisas mais.
Produzimos esse artigo exatamente com o intuito de mostrar com exemplos, como investir na comunicação interna é importante para a empresa. Gostou do tema? Então venha conosco e confira a seguir.
Aumento de engajamento dos funcionários
Para que os funcionários trabalhem bem, é necessário que eles tenham liberdade para se comunicar e apresentar problemas para outros setores.
Suponhamos que você tenha um teleatendimento de uma empresa que vende conectores elétricos, por exemplo, e pode acontecer de um cliente ter uma proposta para fazer uma compra grande, com condição de pagamento especial.
Nesse momento o funcionário não pode se sentir acuado em entrar em contato com a gerência ou o setor financeiro, por qualquer problema extra-empresarial. Por isso é importante encontrar meios de realçar a comunicação interna para aumentar o engajamento no setor de vendas e produção.
Aumento de setor produtivo
Aumentar a produtividade é algo que toda empresa busca e tenha certeza, que se a comunicação interna da sua empresa está indo bem, o setor produtivo tem tudo para deslanchar.
Os setores quando conversam melhor entre si, conseguem detectar eventuais problemas e se organizam quase que de forma automática, para conseguir cumprir as metas.
Ganho de agilidade nos processos
Se você tem uma empresa que fabrica motor weg 2cv, por exemplo, para fazer uma venda normalmente o pedido precisa ser liberado pelo financeiro, a expedição precisa separar e embalar, o faturamento precisa emitir a nota fiscal.
Em uma empresa com comunicação interna ruim, essas etapas de processos de venda, podem demorar mais do que o ideal, elevando o tempo de entrega do produto e podendo causar algum tipo de insatisfação junto ao cliente.
Por isso investir na comunicação interna da empresa vai diminuir consideravelmente esse déficit de tempo para que sua empresa possa atender com mais velocidade o público consumidor.
Melhoria nas estratégias de marketing
Toda empresa para crescer precisa fazer estratégias de marketing. Se o seu cliente interno não está se comunicando bem, como é que você vai conseguir fazer com que o cliente externo entre em contato e seja convertido em venda?
Por isso, antes de iniciar uma campanha para venda promocional de um modelo de máquina de gelo industrial, por exemplo, verifique como está a comunicação entre os setores e se todos estão cientes de como funciona a promoção.
Passe as informações detalhadamente para todos os setores e se possível, faça uma reunião coletiva para falar sobre.
Esse foi nosso artigo sobre a comunicação interna e sua importância para uma corporação. Compartilhe para que esse conteúdo alcance ainda mais pessoas e nos siga para mais dicas de marketing comercial.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.
Gostou de nosso post? Compartilhe: