O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de uma estratégia de marketing digital. O meio é uma boa ferramenta para criar um relacionamento com seus clientes, engajando seu público e se tornando um canal de muita importância para sua empresa. Muitas empresas costumam se preocupar apenas com a taxa de abertura de suas campanhas de e-mail marketing, mas é possível fazer mais. É possível seguir algumas dicas para otimizar a taxa de cliques nos e-mails disparados. O valor dessa interação é de suma importância para sua empresa. Não sabe O que é Email Marketing? Leia nosso post no Blog.
Confira nossas dicas para otimizar o disparo de e-mail marketing:
Segmente sua base
Essa é a primeira fase na hora de montar uma estratégia de e-mail marketing, pensando em melhorar os resultados dos seus disparos. Existem algumas estratégias que ajudam a tabular os resultados e ajuda no envio dos e-mails como o Mailchimp, o RD Station, o iContact e o Benchmark. Definir o tipo de conteúdo enviado para cada segmento de clientes é importante para que os e-mails sejam repassados para consumidores que se interessem pelo assunto. É possível segmentar seus clientes pelo comportamento e pelo perfil de seus usuários.
A segmentação que leva em conta o comportamento do usuário depende muita da ferramenta usada para o disparo de e-mail, mas pode ser analisado separados os usuários que não abrirão seus e-mails recentes, usuários que nunca clicaram em um e-mail seu, usuários que até clicam em seus e-mails, mas não seguem o call to action para realizar a ação que você queria ou ainda os usuários que até clicam no CTA, mas não compraram seus produtos. A segmentação que se baseia no perfil dos usuários é preciso separar os e-mails por pequenas empresas, segmentos específicos e para perfis específicos. Ainda é possível categorizar os links e o call to action de cada e-mail. Esse processo aumenta as chances das pessoas cumprirem as ações que você determina no e-mail.
Evite gerar SPAM
Uma boa segmentação de base já ajuda bastante, mas é possível realizar mais algumas ações para evitar que seus e-mails caiam no filtro de spam. Confira as ações:
- Nunca compra listas de e-mails;
- Se atente em cada ação, aos usuários que cancelam o cadastro para não enviar e-mails para eles novamente, eles podem ajudar a classificar o e-mail como spam;
- Não coloque palavras como ‘grátis’ e ‘promoção’ no assunto, isso já é batido por conteúdos de spam;
- Use uma plataforma para realizar o disparo, não faço o envio manualmente;
- Não use e-mails genéricos, utilize e-mails personalizados com o domínio da sua empresa para disparar conteúdo.
Formate melhor o assunto de seus e-mails
Pensa melhor no assunto, atrai os usuários da mesma forma como um bom título no Google. Os usuários precisam ser incentivados a clicar no e-mail. Isso vai aumentar sua taxa de abertura de e-mails.
Confira algumas dicas:
- Use no máximo 50 caracteres;
- Mostre um senso de urgência;
- Seja criativo e desperte a curiosidade dos clientes;
- Ofereça benefícios para os usuários;
- Use listas no assunto;
- Explique o título e desperte o interesse com novidades;
- Crie assuntos diferentes para cada segmento.
Um ponto muito importante é que os e-mails disparados sejam responsivos, ou seja, se adaptem tanto em computadores como em dispositivos móveis (smartphones e tablets).
Confira também fidelizar clientes com email marketing
Buscar diminuir o cancelamento de clientes
Uma estratégia de e-mail marketing começa por um bom conteúdo. Para isso nunca minta no assunto de seu e-mail, busque entregar o que prometeu! O usuário não pode clicar em seu e-mail e ver um conteúdo diferente do prometido, isso gera uma grande taxa de descadastramento e possibilita que seus e-mails passem a ser classificados como spam. Outras dicas para conseguir esse objetivo são: produzir um bom layout e não use imagens pesadas para evitar a demora no carregamento.
Capriche na Call to Action
O call to action é uma chamada que faz com que os usuários cumpram a ação que pretende no e-mail. É possível redirecionar o usuário para cumprir seus objetivos como uma compra, baixar algum material rico, preencher alguma pesquisa, entre outros. As principais dicas para o CTA ideal são: use verbos de ação, utilize cores chamativas (não exageradas), busque passar um senso de urgência e explique de forma clara o que acontece quando o usuário clicar no botão.
Busque aumentar sua taxa de conversão
Seja bastante criterioso na hora de criar uma landing page para converter seus usuários a compra. Isso permite que uma boa propaganda dos seus produtos, gerem mais conversões. Confira algumas dicas para aumentar sua taxa de conversão:
- Mostre o preço e as formas de pagamento, de uma forma explícita;
- Destaque promoções e descontos;
- Use imagens em alta definição com no máximo 96 dpi, para não pesar demais do e-mail;
- Busque chamar a atenção do leitor para os benefícios e não para as características do seu produto ou serviço;
- Coloque um vídeo ou uma pequena animação para converter mais;
- Utilize depoimentos de seus clientes para criar autoridade.
Utilize os testes A/B
Esses testes são importante para testar os elementos citados anteriormente neste texto. Isso pode auxiliar a definir cores para o CTA, alternativas de assunto para seus e-mails, imagens, conteúdo de e-mail, entre outros pontos. Essa estratégia consiste em enviar duas versões de um e-mail sobre o mesmo assunto para testar qual irá gerar melhores resultados, tendo uma melhor taxa de abertura, uma maior taxa de cliques e uma boa conversão.
Entre outras dicas para otimizar o seu conteúdo de e-mail marketing, são:
- Seja direto e específico;
- Tenha uma boa frequência, enviando e-mails constantemente para sua base de clientes;
- Não envie qualquer conteúdo, selecione os que realmente são importante e teriam mais possibilidade para despertar o interesse dos usuários.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça os planos da ISBrasil para servidores, e-mail marketing, hospedagem, revenda de hospedagem, loja virtual, streaming, entre outros.
Gostou de nosso post? Compartilhe: