O trabalho dos freelancers tem se tornado popular cada vez mais entre as opções de como se exercer sua profissão.
Entre suas muitas vantagens, a possibilidade de se poder trabalhar de onde se quiser, não tendo apego físico ao local de trabalho e a autonomia de poder fazer seus horários, pausas e regulamentos próprios são as que mais se destacam.
E esse trabalho remoto não representa apenas aspectos positivos para o freelancer, mas para as próprias empresas contratantes, já que elas eliminam os gastos que teriam para montar uma estação de trabalho física e abrem suas possibilidades ao escolherem seus profissionais, pois essa escolha não se prenderia à proximidade geográfica dos candidatos: ponto positivo para ambos.
Geralmente, startups e empresas menores contratam profissionais freelancers por determinados períodos e para que realizem um ou outro projeto pontual.
Esse costuma ser o primeiro contato para que o freelancer passe a compor o rol de contatos dessas marcas e possam ser futuramente chamados para outras tarefas, valendo a máxima, de que a primeira boa impressão é a que fica para um relacionamento duradouro entre os envolvidos.
Vale lembrar que pesquisas apontam que algumas áreas despertam mais o interesse dos profissionais freelancers, como é o caso dos trabalhos científicos relacionados ao desenvolvimento móvel, criação de conteúdo, e-commerce e de dados, por exemplo.
Veja também nosso post sobre a w3c
Conheça 6 aplicativos para aumentar a sua produtividade
Basta ter acesso à internet e uma boa rede de contatos entre clientes, outras empresas e sua própria equipe que, a partir disso, o freelancer não precisa se restringir a um só projeto e a um só prazo, podendo expandir suas atividades e se firmar como marca de sucesso no mercado.
Além disso, cada vez mais suas tarefas podem ser aperfeiçoadas com o uso das tecnologias que estão à disposição exatamente para esse tipo de profissional.
Como o freelancer é responsável pelos seus horários, seus prazos e a entrega de seus projetos, automaticamente, ele é o grande responsável pelo sucesso de sua vida profissional.
A manutenção de seus resultados, a atenção ao atendimento ao cliente, o contato com outras empresas e com os demais componentes da equipe estão diretamente relacionados ao seu lucro.
Essa conduta se torna crescentemente mais possível, pois, os freelancers têm à sai disposição mecanismos que facilitam suas vidas nesse sentido, de modo que seu dia a dia, gerenciando os projetos, avaliando suas finanças e acompanhando seus arquivos de modo remoto.
Conheça algumas ferramentas tecnológicas que todo freelancer deve ter à mão para ter sucesso com seu negócio:
1 – Aplicativo Paymo:
Esse é um recurso que serve para gerenciar os projetos dos freelancers.
Fácil e acessível, organiza todas as informações dos projetos e possui um design intuitivo e prático, permite a criação de novos projetos e os categoriza em etapas e tipologias.
É possível ainda registrar o tempo dedicado a cada tarefa, facilitando seu controle final.
2 – Aplicativo Wunderlist:
Para ser freelancer é preciso ser organizado, de modo que várias atividades possam ser trabalhadas ao mesmo tempo.
Teste 30 dias grátis o nosso serviço de hospedagem de sites
Esse aplicativo foca na listagem de tarefas, podendo criar listas para cada projeto ou se focar no checklist de um só.
Há ainda lembretes e notas explicativas com notificações enviadas ao freelancer para que ele se certifique do cumprimento de suas tarefas para o dia.
Tarefas novas podem ser criadas e divididas em etapas, especialmente em projetos maiores.
3 – Aplicativo iSpending:
Não se pode dissociar os projetos freelancer das economias geradas e investidas. Esse aplicativo, portanto, facilita o controle das contas diárias.
É possível adicionar contar ou créditos de diferentes tipos, visualizar gráficos de contas e sobre as transações e pesquisar registros.
Marcar os projetos conforme os pagamentos gerados é uma boa maneira de se controlar o dinheiro com essa ferramenta.
4 – Aplicativo Toggl:
O tempo precisa ser controlado para quem é freelancer, pois, com isso, quanto mais bem aproveitado ele é, mais entregas e lucros se têm no trabalho.
Esse aplicativo serve para isso, ele é ativado no começo de uma tarefa e encerrado quando ela acaba.
Com o passar da experiência, o profissional adquire uma análise mais específica de suas atividades, do que funciona melhor, do que é mais ágil e lucrativo, além do mais, com ele, o freelancer sabe exatamente o tempo despendido com cada projeto e se isso vale realmente a pena.
Os planos básico de hospedagem de site são ideais para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).
5 – Aplicativo SignEasy:
Esse aplicativo representa uma evolução tecnológica no que diz respeito ao processo de assinatura de contratos.
Com ele, é possível assinar digitalmente contratos e outros documentos que sejam recebidos por e-mail ou até baixados pela internet. Após a assinatura, um PDF é gerado e está pronto para ser enviado.
6 – Armazenamento na nuvem:
Hoje em dia, tudo está na nuvem. A nuvem é um espaço online, em que arquivos são compartilhados e podem ser trabalhados colaborativamente.
Com essa dinâmica, os arquivos estão sempre disponíveis para os freelancers envolvidos no projeto.
Essa pasta virtual que é acessível de outros dispositivos é sincronizada em servidores externos, deixando os arquivos seguros em caso de adversidades.
Gostou de nosso post? Compartilhe: