Muitos profissionais de marketing digital acham que isso não é possível, mas automação de marketing e humanização de marcas podem (e devem!) andar lado a lado.
Neste artigo, você irá entender como combinar essas estratégias e promover uma experiência otimizada para seus clientes.
Para entendermos melhor como combinar as estratégias para potencializar os resultados, precisamos primeiro falar sobre suas definições e principais benefícios, então veremos isso abaixo.
O que é automação de marketing?
A automação é o processo de automatizar tarefas e ações dentro do marketing. Basicamente, isso consiste em contratar softwares e aplicativos que possam automatizar serviços e acelerar o processo interno e comercial de uma empresa.
Podemos citar como exemplos de softwares de automação, uma plataforma de e-mail marketing, um CRM para vendas e uma plataforma de chatbots focada em atendimento.
A automação pode atuar em todas as tarefas, onde seja possível usar unicamente a tecnologia para dar agilidade aos processos.
O que é humanização de marcas?
A humanização de marca tem como principal característica a personalização do atendimento. A intenção dessa estratégia é construir uma imagem amigável da sua marca, estreitando a proximidade com os clientes.
Todos os clientes querem se sentir especiais, por isso um atendimento humanizado se torna necessário.
Nada melhor do que chamar o cliente pelo nome, saber outras informações pessoais dele e o histórico de contatos dele com a sua empresa.
Mesmo antes da automação, uma das queixas dos consumidores eram de que, as empresas pareciam inalcançáveis.
Por isso, uma movimentação no mercado deixou claro que é preciso mudar e tornar os contatos mais humanos.
Aí, você deve estar se perguntando: Como deixar o contato mais humano com softwares de automação? É isso que vamos lhe mostrar a seguir!
Confira também: O que é E-mail Marketing?
Como combinar uma estratégia de humanização de marca com a automação de marketing?
Antes de tudo, é preciso frisar que ambas as soluções possuem o mesmo objetivo: otimizar a experiência do cliente.
A ideia é que o cliente tenha uma experiência memorável com a sua empresa, não só com a compra de um produto ou contratação de um serviço, mas em todos os contatos de atendimento e suporte.
Dito isso, já dá para perceber que apesar de parecer contraditório, é possível unir os conceitos e prover uma melhor solução para o seu negócio.
Para obter sucesso com essa estratégia, é preciso planejar etapa a etapa e escolher bem as ferramentas de automação.
Para começar, você deve fazer uma pesquisa e responder a algumas perguntas, como por exemplo: Como os seus clientes entram em contato? Como eles desejam receber informações da sua empresa?
Esses questionamentos são essenciais para escolher as melhores ferramentas de automação para a sua empresa.
Quais ferramentas de automação usar?
O próximo passo é escolher as ferramentas de automação. Existem muitas soluções de automação de marketing, mais básicas e mais completas.
Para escolher a melhor opção, você precisa pegar a pesquisa que fez com os clientes, para ter uma ideia de como colocar a estratégia em prática.
Foque nos principais canais de comunicação com o seu público. Você pode, por exemplo, avaliar para escolher uma opção de automação para e-mail ou para redes sociais. Assim, você consegue otimizar a experiência do seu público no local certo.
Para começar a introduzir o conceito de humanização de marca na automação de marketing, você deve definir qual é a linguagem e a abordagem a ser utilizada com os seus clientes.
Essa definição pode ser chamada de Brand Persona e é imprescindível para humanizar a sua marca.
A Brand Persona é uma excelente ferramenta para personificar o seu cliente. Para ter um contato mais humano com ele, através da automação, é preciso que os softwares usados consigam usam sua linguagem, formando a comunicação da sua marca.
Assim, sua empresa ganha uma cara, uma personalidade própria. Podemos citar, como exemplo, a Magalu, da Magazine Luiza. Esse assistente virtual começou atuando no aplicativo e depois migrou para site, aplicativo e até para o Youtube. A Magalu virou a cara da loja, ou seja, um cliente fala com a sua marca através dela, e isso humaniza o contato.
O chatbot foi personificado com uma linguagem e abordagem própria para os clientes da marca. Logo, você não está mais lhe dando meramente com um robô.
Com a Brand Persona definida é hora de botar a estratégia em prática e avaliar os seus resultados. De início, faça inúmeros testes e colha os resultados.
Isso é muito importante, para ter um bom volume de dados, e conseguir otimizar ainda mais a estratégia.
Por que humanização e automação devem andar juntas?
Como mostramos acima, com o exemplo da Magalu, do Magazine Luiza, a automação pode servir para oferecer ao público um contato humanizado.
A ideia é passar a sensação que o cliente está falando com um humano e não com um robô, dando personalidade a um atendimento com o uso da tecnologia.
Unindo humanização e automação é possível alcançar um nível de atendimento mais pessoal, de forma dinâmica e rápida, otimizando a experiência do cliente com o seu negócio.
Confira também: Por que ter uma Loja Virtual?
Muitas empresas conseguem guiar os seus clientes do primeiro contato até a compra através de softwares automatizados.
Somente com estes conceitos combinados, você consegue atender vários clientes ao mesmo tempo usando as mesmas abordagens e linguagens.
Isso os aproxima do seu negócio, aumenta as chances e vendas e traz mais produtividade para a sua empresa.
Com softwares de automação cuidando da parte inicial do atendimento, é possível trazer o foco da sua equipe para novas campanhas de marketing e para a criação de soluções ainda mais inovadoras, com a ajuda dos dados gerados pelas ferramentas.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.
Gostou de nosso post? Compartilhe: