Você hospeda o seu site em uma Hospedagem WordPress? Você tem certeza de que seu site está totalmente seguro?
Segundo uma pesquisa da Sucuri, empresa de segurança digital, em 2018 mais de 90% dos sites hackeados que foram atendidos pela empresa estavam no WordPress.
E para mostrar como a chance do seu site ser atacado no WordPress é grande, a Sucuri também afirma que apenas 36% dos sites atacados estão com versões desatualizadas do CMS.
A grande maioria dos sites atacados foram invadidos mesmo rodando com a última versão do WordPress.
Os profissionais da Sucuri apontaram alguns dos principais motivos para o ataque aos sites, são eles: brechas em temas e plugins, erros de configuração e a falta de manutenção e atualização do sistema.
Pensando na gravidade dessa situação, resolvemos fazer este artigo para apontar plugins, programas e dar dicas para que você possa fazer uma análise de segurança para encontrar possíveis brechas do sistema em seu site.
Dessa forma, você poderá se prevenir contra possíveis ataques.
A análise de segurança no WordPress deve ser refeita frequentemente para que o seu site se mantenha o mais longe possível de uma invasão hacker.
Por que a maioria dos sites atacados estão no WordPress?
Bom, o fato de o WordPress ser o CMS mais popular do mundo e boa parte dos sites da internet serem hospedados nele já é um bom indício do porquê há tantos sites sendo atacados.
Porém, é preciso entender que nenhum site na internet está completamente seguro.
É ilusão pensar que o seu site estará seguro no WordPress ou em qualquer outra plataforma de gerenciamento de conteúdo.
E isso também independe se o seu site está bombando e tem milhões de visualizações mensais ou se é um pequeno blog no início de sua caminhada.
Então, chegou a hora de encarar a real: o seu site está vulnerável a ataques hackers no WordPress.
Não tem jeito! Você sempre está correndo esse risco, o que você pode fazer é tentar se preparar ele e preveni-lo de todas as maneiras possíveis.
Se você guarda muitas informações pessoais e dados de seus clientes em seu site, fazer uma análise de segurança no WordPress é imprescindível porque as chances do seu site serem atacados são grandes, e como deu para perceber, nenhuma aplicação está 100% segura.
As falhas de segurança no WordPress podem ser causadas por nós mesmos!
Sei que já falamos que mesmo com o WordPress atualizado seu site pode ser invadido, que o CMS não é 100% seguro.
Só que tem um problema aí, muitas vezes nós mesmos contribuímos e geramos brechas para que hackers invadam nossos sites. É isso acontece! E muito!
Um erro bastante comum é o uso de senhas fracas, por exemplo. Muitas pessoas utilizam senhas muito simples para logar no WordPress e pior, elas não trocam as senhas com frequência.
E isso é um “prato cheio” para os hackers.
Para exemplificar, digamos que você cometa esse erro. Você sabia que hackers possuem programas para identificação de senhas? Sim, eles possuem e usam com frequência.
E se sua senha for fraca ou não for constantemente trocada, a chance de eles invadirem o seu site pela “porta da frente” é grande.
Esse é um dos erros mais comuns que os usuários do WordPress cometem mais existem muitos outros, como por exemplo: logar no WordPress em computadores públicos, instalar plugins que possuam vulnerabilidades, deixar arquivos desprotegidos, etc.
Confira também: Hospedagem com WordPress.
Quais são os melhores plugins/programas para fazer uma análise de segurança no WordPress?
Existem muitos plugins e programas que podem auxiliar em varreduras no sistema do WordPress, buscando encontrar e corrigir vulnerabilidades em sua aplicação antes que o pior aconteça.
Fizemos uma lista com os principais serviços/plugins abaixo, confira:
Total Security
O Total Security é um plugin do WordPress que funciona como um sentinela para o seu site.
Esse plugin monitora constantemente o seu site em busca de vulnerabilidades. Dessa forma, sempre que o serviço identificar possíveis brechas em seu site, ele irá notificá-lo imediatamente.
Vulnerability Alerts
O Vulnerability Alerts é um plugin excelente para identificar temas em plugins e temas no WordPress.
E como falamos lá no início do texto, de acordo com os profissionais da Sucuri, plugins e temas são grandes fontes de vulnerabilidades no WordPress.
Este programa gera relatórios e dispõe de alguns links para que você possa acessar e realizar análises de segurança ainda mais detalhadas em seu servidor WordPress.
Vulnerable Plugin Checker
Como o próprio nome diz, o Vulnerable Plugin Checker é um programa que checa a vulnerabilidade de plugins instalados no WordPress.
Assim como o Total Security, o serviço também envia uma notificação imediata sempre que uma nova brecha for detectada no sistema.
O principal benefício desse plugin é que as análises passam a ser feitas duas vezes por dia, de maneira automática.
Isso indica que o programa estará sempre alerta para vulnerabilidades em seus plugins, o que garante que possíveis brechas sejam identificadas rapidamente.
Sucuri SiteCheck
Essa é uma ferramenta gratuita da Sucuri, empresa de segurança digital que citamos lá no início do texto.
O Sucuri SiteCheck é um serviço completo de análise de segurança para o seu site WordPress.
Através dele é possível identificar a presença de malwares, SPAM injetado no seu site, falhas na configuração de páginas, entre outras funcionalidades.
É possível conferir também detalhes do seu serviço de hospedagem e ficar por dentro se o site foi parar em algum blacklist, o que é importantíssimo para a sua estratégia de SEO.
Gostou das dicas? Confira mais artigos em nosso blog. Aproveite e conheça o nosso serviço de Hospedagem WordPress.
Gostou de nosso post? Compartilhe: