É fato que uma das maiores preocupações dos gestores de RH é o índice de rotatividade da companhia. No entanto, poucos se esforçam para entender os motivos que levam os funcionários a pedir desligamento e, muito menos, sabem como diminuir essa tendência.
Nesse sentido, o primeiro passo é identificar se há algo de errado com os modelos de gestão e liderança da companhia. Outra maneira bem interessante é deixar os funcionários à vontade para manifestar opiniões, suas insatisfações e pontos de melhoria.
A boa notícia é que existem uma série de técnicas para diminuir o índice de rotatividade da equipe de trabalho. Para isso, é essencial que o departamento de RH esteja alinhado na missão, visão e objetivos do negócio.
Pensando em auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 4 dicas infalíveis para que você possa diminuir o índice de rotatividade da equipe e melhorar os processos e a comunicação interna. Confira!
1. Aprimore o processo seletivo
O primeiro passo, sem sombra de dúvidas, é aprimorar o processo seletivo para diminuir o índice de rotatividade da companhia. O ideal aqui é pensar em novas estratégias e ações para melhorar todo o âmbito de contratação.
Suponhamos que você trabalhe com cordão para crachá personalizado. Uma ótima alternativa é fazer um mapeamento dos cargos e das funções internas. Nessa análise, é preciso avaliar as atividades inerentes à ocupação e quais habilidades um profissional deve ter para ocupá-la.
Com essas informações em mãos, os gestores de RH terão a oportunidade de entrevistar profissionais com os requisitos necessários para ocupar a vaga. Com isso, o colaborador recém-contratado se sentirá à vontade com o cargo.
2. Invista na capacitação dos funcionários
Os colaboradores são as principais fontes de produção de uma empresa. E para que eles continuem produzindo, é fundamental investir no desenvolvimento e na capacitação de cada um. Para isso, estruture um programa de treinamento interno.
Vamos imaginar que a empresa trabalhe com a produção de pistola pulverizadora de pintura. Uma vez que a companhia investe recursos no desenvolvimento dos colaboradores, eles passam a reverter todo o aprendizado em trabalho.
Além disso, como a equipe se sentirá valorizada pela companhia, muito provavelmente os profissionais desenvolverão a ideia de construir uma boa carreira nela.
3. Ofereça benefícios
Engana-se quem pensa que uma política de benefícios envolve apenas o vale transporte e alimentação. Na verdade, para realmente diminuir o índice de rotatividade, é necessário que a empresa ofereça bem-estar e conforto aos funcionários.
Vamos supor que você trabalhe em uma empresa de outsourcing de impressão. É preciso oferecer benefícios que promovem uma melhor qualidade de vida ao colaborador, tais como:
-
Flexibilidade de horários;
-
Dias de folga;
-
Vale-compra;
-
Viagens;
-
Descontos em estabelecimentos;
-
Jantares.
4. Converse periodicamente com a equipe
Por fim, uma medida bem eficiente para entender os funcionários é o feedback. Com isso, a empresa consegue abrir um canal de comunicação para que o colaborador possa expressar seus sentimentos e apontar ideias, melhorando o clima organizacional.
Gostou do nosso post sobre como diminuir o índice de rotatividade? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
Gostou de nosso post? Compartilhe: