Não importa se você já está no mercado ou ainda vai entrar nele. Em toda empresa, o desafio de atender os clientes e saber suas necessidades é constante. Se você não utiliza corretamente o marketing para realizar as vendas, provavelmente deve estar pensando: ‘onde errei’.
Pense num empreendedor que ofereça um produto como forno elétrico de embutir, sem ter total autoridade e conhecimento sobre o que está vendendo ou segmenta para outro público-alvo uma mesa rústica de madeira. Isso irá conflitar com suas intenções de venda.
Ao fazer marketing industrial, a situação é um pouco mais delicada, pois seu cliente final será outra empresa que procura por uma solução de problemas.
Estes clientes tendem a avaliar as opções muito mais racionalmente do que aqueles compradores convencionais. E se esse é o seu caso, já passou da hora de usar o marketing digital para indústrias para poder aplicar as estratégias e conseguir atingir o público desejado. Parece um desafio e tanto, não é mesmo?
Mas não se preocupe, nós iremos te ajudar nessa empreitada, transformando sua empresa num destaque naquelas tendas para eventos que circulam o mercado digital.
O que é marketing para indústrias
Isso nada mais é do que o B2B, sigla que vem do inglês e significa Business to Business, que define a negociação de uma empresa para a outra. Diferente da venda para consumidores comuns, a complexidade é o fator que traduz bem o que acontece aqui, afinal, seu cliente irá exigir mais conhecimento e qualidade em todos os aspectos.
Outra mudança na estratégia é a comunicação, que é muito mais focada nos resultados que o cliente pode atingir adquirindo seu produto. Isso também ocorre no B2C, sigla para Business to Consumer, ou seja, negócios para consumidores.
Como criar uma estratégia?
Embora tenham alvos diferentes, o resultado final é o mesmo. O marketing industrial quer conquistar e fidelizar seus clientes, tornando sua empresa referência. É preciso traçar sua rota estratégica da mesma forma, porém de uma maneira mais formal. Lembre-se, essa é a atitude esperada por seu consumidor final.
Vejamos agora algumas das estratégias que devem ser utilizadas:
1. Faça marketing de conteúdo destinado ao seu público Essa é a forma de ter sua marca vista como autoridade e, ao mesmo tempo, alcançar mais visibilidade.
Há outras metodologias como, por exemplo:
- Criar um blog e postar semanalmente. Lembrando-se de utilizar técnicas de SEO para maior efetividade nas buscas pelo seu produto;
- Fazer postagens constantemente em redes sociais;
- Criar o e-mail marketing enviando conteúdo relevante e agregando ao relacionamento empresa/cliente.
- Alinhar o setor de marketing com o de vendas para que ambos segmentem o mesmo tipo de público e da mesma forma. Os objetivos destas áreas devem estar alinhados.
- Utilize uma plataforma de marketplaces, como o Instagram, para vender seus produtos. Com isso, não precisará de um site para revender sua mercadoria.
- Faça alguns links patrocinados, isso te dará maior alcance e credibilidade, diante a outras empresas.
Temos certeza que com esta estratégia em mente, seus receios e dificuldades ficarão para trás e os resultados surgirão.
Espero que tenhamos lhe ajudado, comente o que achou sobre a postagem e compartilhe nas redes sociais.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.
Gostou de nosso post? Compartilhe: