A criação de uma estratégia eficiente de inbound marketing é essencial no marketing digital.
Esse conceito de marketing, junto ao marketing de conteúdo e ao vídeo marketing hoje é uma das principais tendências para atrair o usuário para o seu site, para o conhecimento da sua marca com naturalidade e coerência através de gatilhos e ações práticas.
O inbound marketing significa em português “marketing de atração” e é por aí mesmo. Com a era digital, o marketing deixou o tradicional de lado e passou a atuar na internet de maneira mais clara.
E a ideia era usar o potencial da internet para sair do marketing pago e adotar estratégias de marketing de resultados através da geração de tráfego orgânico.
Não é à toa que a maioria das empresas já está investindo em estratégias de inbound marketing e obtendo excelentes resultados.
O problema é que muitas vezes essas estratégias se resumem a ações já batidas como a oferta de ebooks em troca do e-mail do usuário, mas o inbound marketing pode e deve ir muito além disso.
Leia também o texto sobre hospedagem de site barata!
Criatividade
É preciso ter criatividade para aproveitar os dados retidos pelo marketing para conseguir pensar em ações inovadoras que possam impactar potenciais clientes de uma maneira incomum no mercado.
O bom profissional de inbound marketing deve ser criativo e este é aquele que melhor traduz e interpreta os dados do Google Analytics sobre a marca em que ele atua, como também a análise de concorrentes.
Baixe já o nosso ebook Fidelizando clientes com e-mail marketing.
E quanto melhor os dados foram interpretados, maiores serão as chances de criar ações inovadoras.
Isso também depende do acompanhamento das tendências, a ideia é que você possa unir os dados a novas tendências de mercado para realizar um brainstorming capaz de criar soluções inovadoras para o mercado.
Bom, agora vamos as dicas! Veja abaixo como aliar dados e criatividade e criar uma estratégia de inbound marketing inovadora, confira:
Defina objetivos
Os objetivos devem ser claros e isso é o que faz deles facilmente mensuráveis e é esse é o ponto que ajudar a atingir a raiz do problema.
Com certeza, sua estratégia de marketing deve ter defeitos e muitos deles estão relacionando a criação de objetivos irrelevantes.
Por isso, existe essa necessidade de criar objetivos claros e que podem ser traduzidos em dados e divididos em metas de curto, médio e longo prazo, o que facilita o acompanhamento de todo o processo até o cumprimento do objetivo.
>Esse é o passo para gerar inovação, é preciso saber por que e como você pretende inovar. Os objetivos traçados serão o norte de toda a sua estratégia de inbound marketing.
Por isso, é imprescindível que você gaste tempo para definir e alinhar objetivos de acordo com as necessidades das empresas dos seus clientes.
Confira também: O que é blacklist? Como ela influencia suas campanhas de e-mail marketing?
Faça um diagnóstico do momento atual da sua marca
Depois de definido o objetivo, é hora de ver como é possível alcança-lo.
E antes de pensar em ações de inbound marketing, é preciso fazer um diagnóstico do momento atual da marca.
Qual é a problemática da empresa? O que a destaca no mercado? Tanto positiva como negativamente. Existe um leque de perguntas que devem feitas para ter uma real noção da situação.
Isso é importantíssimo para definir novas práticas, substituindo antigas que já estão obsoletas e ações que não deram certo.
O diagnóstico deve traduzir o potencial da sua empresa no mercado e os principais pontos fracos que acabam restringindo a capacidade de seu crescimento no mercado atual.
É preciso entender a situação real como uma chance de virar o jogo. Essa é uma excelente maneira de gerar mais insights para promover novas oportunidades de negócios.
Assim você pode testar e validar novas ações dentro da sua estratégia de inbound marketing, validando as suas novas ideias.
Estimule a criatividade
Assim como o marketing digital como um todo, o inbound marketing passa por mudanças e inovação é a palavra do momento.
As tendências do marketing para 2019 como vídeo marketing e o marketing de influência são excelentes maneiras de diversificar uma estratégia de inbound marketing, por exemplo.
É preciso estimular ações criativas.
O ebook apesar de ser um material valioso, é um conteúdo pouco dinâmico e hoje em dia, muito mais do que nos últimos anos, podem ser substituídos por formatos multimídia de maior interatividade, como por exemplo, o vídeo.
Um ebook, pode virar vários vídeos, textos menores ou mesmo podcasts sobre um tema.
Os conteúdos mais dinâmicos atraem muito mais atenção e por isso que o vídeo, principalmente, e o áudio através dos podcasts são bem mais interessantes para os potenciais clientes dos mais diversos setores.
E isso não quer dizer que você tenha que fazer vídeos para passar como comerciais no Youtube.
Isso não é inbound marketing! Mas uma maneira criativa de usar o vídeo em sua estratégia é para falar de alguns assuntos de forma clara sobre certos assuntos, criando um playlist de vídeo para educar seu mercado.
É possível também criar e fazer com que seus principais colaboradores participem de podcasts sobre assuntos do seu mercado, onde podem expor de maneira natural e coerente a sua empresa.
Conclusão
Como podemos ver, com um pouco de criatividade é possível criar ações que não passem pelo estático, mas que se movimentem e que gerem interatividade.
Essa interação é o ponto chave das inovações no inbound marketing e isso deve ser estimulado.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.
Gostou de nosso post? Compartilhe: