Então você aprendeu o que é WordPress. E agora vai criar um site com muitos conteúdos ricos, mas por alguma razão precisa restringir alguns deles a apenas alguns usuários? E agora?
Não se preocupe, o que você precisa no seu site se chama área de membros e, embora essa não seja uma função nativa do WordPress, é completamente possível realizar essa operação com alguns plugins.
Então, não deixe de ler este artigo até o fim para entender claramente do que se trata uma área de membros e como você pode incluir uma em seu site WordPress da maneira mais simples e segura possível.
Criando um site no WordPress
Criar um site com o WordPress é uma das coisas mais simples que você pode fazer na internet. Tudo que precisa fazer é registrar um domínio, contratar uma hospedagem e instalar WordPress. Ainda é possível contratar uma hospedagem WordPress, uma modalidade que já vem com o WordPress instalado.
Após isso, basta selecionar o tema e personaliza-lo de acordo o perfil do seu site. E para adicionar uma área de membros, podemos sugerir alguns excelentes plugins presentes no mercado.
O que é uma área de membros?
Uma área de membros nada mais é que um acesso concedido a terceiros, por meio de usuários e senhas de modo que cada usuários possui seus próprios limites de acesso.
Porém, para uma área de membros ser relevante é preciso seguir alguns critérios. Por exemplo, os membros cadastrados podem ter acesso aos conteúdos exclusivos do seu blog a partir do seu login.
Estes conteúdos podem ser textos, podcasts,vídeos, etc.
Além disso, para se tornar membro podem existir diversos critérios definidos por você. Um deles pode ser o usuário criar uma conta, inserindo dados como o e-mail. Alguns sites ainda oferecem serviços de assinatura e cobram um valor recorrente para quem deseja se tornar membro.
Ainda é possível oferecer aos membros a possibilidade de personalizar seus perfis com suas fotos, hobbies e dados diversos de forma a se criar uma comunidade ao redor do seu site.
Mais do que apenas uma forma de restringir o acesso ao conteúdo, criar uma área de membros pode também ser uma estratégia de marketing digital.
Leia também o texto sobre hospedagem de site barata!
Plugins para área de membros
A maneira mais simples de se criar uma área de membros no seu site é utilizando plugins. Mas para isso é importante escolher plugins confiáveis. Aqui listamos os melhores plugins para área de membros no WordPress
Memberpress
Este é um dos plugins mais utilizados por quem deseja criar uma área de membro em seus sites WordPress. Isso se deve a sua simplicidade, que não perde em recursos.
Com este plugin é possível simplificar todo o processo de se criar um site de assinaturas, configurando preços, informações de acesso e conta. E claro, é possível criar planos de assinatura para seus membros.
Não esquecendo também do controle de acesso dos membros! O Memberpress permite configurar quem acessa o quê. Isso se aplica a todos os conteúdos! Desde posts separados até categorias inteiras podem ser dedicadas aos membros exclusivos e criar um verdadeiro acesso premium para seus visitantes.
Membership e Content Restriction
Este plugin é excelente para criar restrição ao conteúdo e disponibiliza-lo por meio de um serviço de assinaturas. É possível inclusive criar diferentes planos de assinaturas de modo que cada um acesse determinados conteúdos no site.
Vale citar ainda a possibilidade de integra-lo com o WooCommerce e ocultar produts de quem não é assinante.
E o melhor, apesar de possuir versões pagas, você pode usufruis das principais vantagens no plugin de forma gratuita.
ARMember
Este plugin possui a versão gratuita e a versão paga. Na gratuita é possível criar formulários de registro, login e configurações de membros e modelos de perfil. Mas não se preocupe, se não puder adquirir a versão paga, as principais versões estão disponíveis na versão gratuita.
Além disso, você pode adquirir apenas as extensões que julgar necessárias, sem precisar pagar pela versão premium completa.
O ARMember permite a personalização de formulários de inscrição e a configuração de uma mensagem a ser exibida para usuários não pagantes quando estes tentarem acessar algum conteúdo exclusivo.
Ainda é possível configurar um sistema de gotejamento de conteúdo. Ou seja, seu conteúdo pode ser liberado de forma gradual para seus assinantes. Um recurso muito interessante para cursos online, por exemplo.
LearnDash
Este plugim é o ideal para quem utiliza o WordPress na criação de sites de curso. Com ele é possível configurar o lançamento de cursos e vende-los a partir do acesso a área de membros.
Com suporte para os principais gateways de pagamento disponíveis, é possível receber o pagamento por cartões de crédito e configurar cobranças recorrentes em planos de assinatura.
Ainda, por ser voltado especialmente para o acesso a cursos, é possível configurar um sistema de recompensas para seus alunos a medida que acessarem e completarem os conteúdos do curso.
E ainda falando sobre a parte voltada para cursos online, este plugin permite a criação de formulários de avaliação de desempenho para os cursos. Ou seja, a partir dele é possível aplicar provas para medir a evolução de cada um de seus alunos e assim preparar conteúdo adicional
Ultimate Member
Este plugin trás consigo um grande diferencial para o uso da área de membros até agora, que é a possibilidade de adicionar funcionalidades aos perfis dos membros.
Dessa forma, seus membros podem customizar seu perfil e deixa-lo com sua cara, o que é um atrativo a mais para que continuem em seu site.
Isso é claro, sem falar das funções essenciais de todo plugin de área de membros do WordPress: restrição de conteúdo e planos de assinatura.
É sempre bom frisar, que o plugin é gratuito. Porém, com extensões pagas que podem ser compradas de acordo a sua necessidade.
Conclusão
Embora pareça um trabalho complexo, vimos que saber como desenvolver um site no WordPress e criar uma área de membros são processos bastante simples. E que não exigem tanto conhecimento técnico quanto se imagina.
Se você tem uma ideia para um site em WordPress, não deixe de verificar nossos planos de hospedagem WordPress e nossos outros artigos no blog. E não esqueça de compartilhar este com seus amigos!
Gostou de nosso post? Compartilhe: