Os programadores iniciantes sempre procuram ferramentas gratuitas para começarem a desenvolver o seu trabalho e aprimorá-lo.
Nesse texto, vamos listar os principais editores de código gratuitos que podem lhe ajudar bastante começar nessa carreira e conseguir desenvolver os seus primeiros projetos.
Esses editores podem ajudar bastante um programador iniciante a desenvolver suas habilidades profissionais e a sua criatividade para a criação de projetos cada vez mais complexos e dinâmicos.
Os editores de códigos são programas que podem e vão facilitar bastante a sua vida.
Todos os que citaremos neste texto são ferramentas modernos, que possuem recursos avançados e que podem te fazer ir mais longe, tornando seu projeto cada vez mais completo e mais desenvolvido em relação a sua ideia inicial.
Esses softwares são essenciais para aumentar a sua produtividade e fazer com que você consiga editar códigos de maneira simples e rápida.
A intenção desses programas é agilizar o desenvolvimento de projetos back e front-end, otimizando todo o trabalho por parte de um profissional ou de uma equipe de desenvolvedores.
Confira quais são os principais editores de código gratuitos e veja qual é a melhor opção para você:
Microsoft Visual Studio Code
Esse é um dos produtos open source (código aberto) da Microsoft. O Microsoft Visual Studio Code é um editor de código gratuito bastante moderno e funciona em multiplataforma.
O principal objetivo desse programa é ajudar os desenvolvedores a construir aplicações web como sites e blogs.
Esse editor tem uma boa performance e oferece vários recursos avançados como o autocomplete de códigos, o que facilita bastante o trabalho e faz o desenvolvedor pensa e relativizar outras formas de desenvolver um projeto.
Atom
Esse programa também é um editor de código multiplataforma, open source e que tem versões disponíveis para os principais sistemas operacionais, são eles: Windows, Mac e Linux.
Outra semelhante com o editor da Microsoft é que o Atom também possui o recurso de autocomplete para sintaxe, linhas numeradas, arquivos, etc.
A interface da ferramenta é bastante simples, bem organizada, o que facilita no desenvolvimento de ideias simples ou complexas.
De acordo com seus criadores, o Atom é um editor “hackeável”, mas o que isso quer dizer?
Bom, em resumo, eles indicam que esse programa é bastante adaptável, já que foi construído em JavaScript, CSS e Node.js, o que o torna muito customizável.
Os criadores desse programa também possuem o projeto Electron, dentro do GitHub, que ajuda os desenvolvedores na criação de aplicativos multiplataforma.
Por isso, o Atom é hackeável por que ele é um serviço que pode ser personalizado, tanto na interface tanto no funcionamento.
Confira também: Melhor Hospedagem de Site.
Code Anywhere
Esse é um editor de código gratuito, onde os desenvolvedores podem desenvolver projetos através de seu próprio navegador de internet.
Isso é possível por que o serviço possibilita aos clientes a opção de um FTP integrado, o que facilita bastante o serviço.
O Code Anywhere também suporta as principais linguagens de programação da web, desde o tripé básico (HTML, CSS e JavaScript), até outras mais avançadas como PHP, por exemplo.
Essa plataforma também é open source e permite que os desenvolvedores colaborem entre si.
Isso permite que os desenvolvedores possam ajudar no desenvolvimento dos projetos uns dos outros, através do compartilhamento de arquivos, linhas de código e do mesmo ambiente de desenvolvimento.
HTML Kit
Essa é uma ferramenta bastante indicada, não só para programadores como também para web designers.
O HTML Kit usa vários recursos que podem ajudar a desenvolver projetos calçados na linguagem de marcação, ou seja, no HTML.
Para desenvolvedores mais experientes é possível usar essa fonte de recurso para criar layouts técnicos e que podem entregar projetos impressionantes, e que possibilita o total controle sobre o código que está sendo editado.
Brackets
Essa ferramenta foi criada pelo Adobe para elevar o padrão dos editores de código.
A qualidade do programa nem entra em questão, já que a empresa possui a maioria dos softwares de edição de imagem e vídeo, usados pela maioria dos designers e web designers do planeta.
O Brackets é bastante moderno, open source e busca facilitar a vida dos desenvolvedores.
O programa possibilita um desenvolvimento mais rápido, trazendo arquivos em formatos como PSD para dentro do seu código, o que agiliza o trabalho.
Dessa maneira, é possível escrever linhas de código muito mais rápido e por isso é bastante usada por desenvolvedores mais experientes.
Assim como o Atom, a ferramenta tem versões disponíveis para Windows, Mac e Linux.
Notepad++
Esse é um editor de código open source somente para Windows. Ele é bastante intuitivo e simples de usar, o que facilita bastante a vida de desenvolvedores iniciantes.
Em contrapartida, o Notepad++ possui recursos bastante avançados, o que também torna o programa atrativo para desenvolvedores mais experientes.
Vim
Esse é um dos editores de códigos gratuitos mais antigos do mercado. O Vim se destaca pela estabilidade, possui diversos recursos que podem ajudar bastante no desenvolvimento de projetos.
Esse programa tem uma comunidade ativa bastante relevante, o que continua trazendo melhorias para o serviço, mesmo após de muito tempo lançado.
Esses recursos são sempre melhorados como acontece com o autocomplete de códigos, destaque de sintaxe e outras opções de personalização.
Conclusão
Como vimos acima, todos os editores de códigos gratuitos citados nesse texto são bastante modernos e visam facilitar a vida de qualquer desenvolvedor web.
Cada serviço pode ajudar bastante no trabalho, basta testá-los para saber qual é a melhor opção para você, a que você se adapte mais rápido.
O fato deles serem open source e multiplataforma em sua grande maioria é um grande facilitador para compartilhamento de informações entre você e outros desenvolvedores, o que gera a possibilidade de projetos cada vez mais criativos.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.
Gostou de nosso post? Compartilhe: