1. Redução de custos
A redução de custos é uma preocupação constante das corporações em qualquer setor de atuação. Afinal, o aumento das receitas não trará um bom lucro se as despesas continuarem subindo.
A tecnologia ajuda muito na organização das finanças, dando mais visibilidade a todos os gastos da empresa. Com isso, é possível checar em quais áreas é viável cortar excessos e realocar recursos.
Um bom sistema de gestão financeira permite a identificação de gastos excessivos com matéria-prima e a visualização de desperdícios.
A automatização de tarefas é uma consequência da implantação da tecnologia e, também, uma ajuda à economia da empresa.
2. Aumento da produtividade
A melhora da produtividade é um dos desafios para o empresário, que sempre busca formas de aumentar a receita obtida. À medida que a produtividade aumenta, torna-se possível entregar mais com a mesma base de recursos (ou até com menos).
A tecnologia traz grandes ganhos nesse aspecto, reduzindo ou até eliminando a necessidade de controles manuais. Além disso, ela também pode padronizar processos, garantindo que o desvio padrão dos fluxos de trabalho seja mínimo.
Com isso, reduz a incidência de erros ou a necessidade de retrabalhos, assim diminuindo o tempo de produção. Os profissionais também são beneficiados, pois podem experimentar mais segurança ao longo do expediente e fazer entregas mais precisas.
3. Otimização e automação de processos
Tarefas repetitivas também afetam o engajamento dos funcionários. Ao exercerem trabalhos mais desafiadores, eles conseguem ajudar a empresa demonstrando outras habilidades.
A automação de processos, além de tornar o trabalho mais rápido e eficiente, libera os funcionários para tarefas mais estratégicas e que exigem raciocínio, permitindo um melhor aproveitamento do capital humano.
4. Aumento do controle de qualidade
As máquinas estão menos sujeitas a erros do que o cérebro humano. Especialmente em atividades de produção em grande escala, o uso da tecnologia é essencial para manter o controle de qualidade dos itens.
Quando tratamos de atendimento ao cliente, um bom software é capaz de organizar e gerenciar as informações, dando um quadro completo do histórico do consumidor e permitindo um atendimento mais personalizado e satisfatório.
Além disso, a tecnologia facilita a análise de grandes volumes de dados, no intuito de identificar gargalos que necessitam de correção. Assim, passo a passo, torna-se possível melhorar e entregar resultados consistentes.
5. Melhoria da gestão de talentos
O uso de um software é capaz de automatizar toda a gestão de pessoas de uma empresa, desde o controle do rendimento dos vendedores (alcance de metas, ticket médio e retorno financeiro) até a administração das competências e habilidades dos funcionários.
Sendo assim, com essa tecnologia, é possível fazer contratações mais voltadas ao objetivo corporativo, acompanhar o desempenho e manter boas práticas de remuneração, otimizando o trabalho do RH e trazendo retorno para a organização.
Isso tem uma série de implicações positivas à gestão de pessoas. Torna-se possível, por exemplo, reter um maior número de talentos, aumentar a lealdade ao empreendimento e reduzir o absenteísmo das equipes. Assim, todos, incluindo talentos, ganham.
6. Crescimento da força de vendas
A atividade de venda é a essência de qualquer negócio privado. Ou seja, se uma empresa não comercializa seus bens/serviços, não consegue suprir as demandas latentes no mercado. A questão é que nem sempre é fácil vender, algumas vezes é bem difícil.
Nesse caso, a tecnologia apresenta-se como uma grande aliada, oferecendo soluções de ponta a ponta. O gestor pode, por exemplo, contar com softwares que analisam seus dados de vendas, como a quantidade de mesa rustica de madeira foram negociadas, ou o número de pedidos feitos para a compra de um balcão refrigerado pequeno e o índice de aceitação do motor weg 2cv para identificar potenciais “gargalos” e sugerir melhorias específicas. Esse é um dos grandes benefícios da tecnologia na área de vendas.
Além disso, é possível contar com a tecnologia para monitorar o desempenho de cada um dos vendedores, avaliando suas métricas diárias. Isso é útil para identificar pontos fracos a corrigir, bem como configurar equipes de vendas mais eficazes.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.
Gostou de nosso post? Compartilhe: