O final do ano chegou e é hora de você pensar nas ações de marketing promocional que aplicará em seu negócio. Trata-se de um dos momentos mais lucrativos para o comércio, portanto nada de ficar de fora.
O grande ponto é que muitas empresas realizam um trabalho sem planejamento. Simplesmente aplicam ferramentas tradicionais de divulgação e deixam de explorar todas as oportunidades que as circunstâncias oferecem. Vejamos 7 dicas para não cair nessa cilada.
Que tal aprender a escolher uma hospedagem de site barata? Leia mais!
Dica 1: O Bom e Velho E-mail Marketing
Uma das estratégias mais clássicas e de melhor conversão do marketing digital é o e-mail marketing. Ele conta com ampla abrangência e é especialmente eficaz em situações de ofertas diferenciadas.
Aqui as dicas são bem simples:
- Escolha uma boa aplicação profissional para diagramação dos e-mails;
- Bole um calendário de envios, considerando a antecedência de aquisição dos clientes mantendo seu cadastro de clientes atualizado;
- Insira alguma call to action para promover o envolvimento do cliente (pesquisas, por exemplo);
- Envie informações de interesse do seu público, além das ofertas, para fazê-lo enxergar sua preocupação em satisfazê-lo.
Esses 4 detalhes fazem toda diferença para um bom projeto de marketing promocional, afinal a experiência do seu consumidor começa na abordagem.
Dica 2: Capriche na Identidade Visual
Um aspecto essencial sobre o final de ano é que a maioria das pessoas possui grande afinidade com a ocasião. Dessa forma, o ideal é que sua estratégia de marketing promocional reflita tal fator, associando seu negócio à data e, consequentemente, aproveitando a visão pública positiva sobre o evento.
Capriche na identidade visual em todos os canais que utilizar. Explore as cores, os símbolos, os termos e tudo o mais que faça alusão ao momento. Além de gerar proximidade com o público, ainda irá lembra-lo da lista de compras para o Natal.
Dica 3: Lembre-se do Estoque
Um aspecto muito importante sobre campanhas de marketing promocional é conseguir atender à demanda que se cria. Você provocará grande expectativa nos clientes, que, caso não recebam o que foi prometido, ficarão extremamente frustrados. Isso é ainda intensificado pela ocasião.
Sendo assim, é necessário um programa de controle estoque especial nessa época do ano. Por meio dele você garantirá que só oferece o que é capaz de entregar. Lembre-se que seu negócio permanece após o final do ano, o que significa que seu grande objetivo são clientes fidelizados.
Dica 4: Ofereça Apenas Ofertas Reais
Nada de sensacionalismo. Ofertas só são válidas se realmente representarem algum desconto para seu cliente. Muitas empresas se aproveitam do momento e baseiam todo o seu marketing promocional em reduções de valores que não existem de fato. Essa inclusive é uma das maiores críticas à Black Friday.
Evite a todo custo ações desse tipo. Elas podem levar seu negócio ao descrédito, afetando toda a operação com a queda de confiabilidade do consumidor. Além disso o efeito de campanhas futuras será muito menor. Preze pela veracidade daquilo que oferece.
Dica 5: Trabalhe de Forma Flexível
Nossa última dica se refere ao dinamismo da internet. Em poucos minutos algo pode se tornar viral e tomar todas as redes sociais e a atenção do consumidor. No final do ano a tendência a movimentos desse tipo aumenta, o que é um prato cheio para quem deseja se aproximar do público.
Mantenha sua equipe de desenvolvimento do marketing promocional em sobreaviso para realizar campanhas relâmpago baseadas em situações inusitadas. Isso ajudará a deixar seu negócio bem posicionado nas buscas dos usuários e ainda promoverá mais envolvimentos com as publicações.
Aqui o que vale é a criatividade. Você pode explorar declarações de pessoas famosas e montar slogans engraçados para campanhas, dar descontos percentuais baseados em algum número que seja destaque em certo fato noticiado pela mídia ou ainda criar ofertas relacionadas a interações de clientes. São ações utilizadas muito bem por empresas como Netflix e iFood.
Dica Bônus: Integre Seu Negócio
Desenvolver um projeto de marketing promocional envolve um trabalho conjunto de toda a organização. Não adianta oferecer muito sem ter uma estrutura preparada para atender ao aumento no volume de vendas.
Nossa dica bônus é desenvolver todo o trabalho de maneira integrada com o conjunto de informações que compõem o negócio. Você consegue isso através da interação entre as áreas, que pode ser obtida por ferramentas como um sistema ERP. A partir disso suas decisões serão muito mais assertivas e condizentes com a realidade da organização.
Gostou? Veja nossos planos de Loja Virtual. E veja msis novidades em nosso blog.
Gostou de nosso post? Compartilhe: